Notícia

Inovação para RH

05/02/2019 - 11h00

Aplicativo TAQE aposta em redação para aprimorar avaliação de candidatos

Com o objetivo de tornar seus processos seletivos cada vez mais eficazes, o aplicativo TAQE, que capacita e recruta jovens para o mercado de trabalho, firmou uma parceria com a startup Redação Online, plataforma de correções de redação, para oferecer às empresas clientes a opção de incluir um processo de avaliação e correção de textos em larga escala em seus recrutamentos.
 
A importância de incluir a redação em processos seletivos, mesmo nos casos em que no dia a dia da função o colaborador não precise tanto da escrita, está no fato de que por meio dela é possível entender como pessoa estrutura o pensamento, como utiliza sua argumentação,  criatividade e capacidade de persuasão. 
 
A Redação Online conta com uma base de 600 professores especialistas para aperfeiçoar a escrita e alavancar as notas dos alunos no ENEM e em vestibulares. Com seu apoio, o TAQE passa a ter a funcionalidade de corrigir redações em massa, com envio de feedback qualificado sobre o texto ao candidato em até 48 horas. Em alguns processos seletivos, o número de redações corrigidas chegou a 1400.
 
Após a divulgação da nota, a pontuação da redação entra no ranking de candidatos enviado à empresa cliente. Assim, ela pode filtrá-lo de acordo com a nota de corte exigida. "Ao inserir a etapa de redações em nossos processos seletivos, pudemos passar a recomendar candidatos ainda mais alinhados ao perfil que nossos clientes procuram", explica Renato Dias, CEO do TAQE.
 
“Quando uma empresa contratante solicita a elaboração de um processo seletivo, nós realizamos o briefing em parceria com a Taqe. Elaboramos um estudo sobre as vagas, competências e habilidades solicitadas", explica Otávio Pinheiro, CEO da Redação Online.  "O uso da redação no processo de recrutamento é de suma importância para avaliar as competências e habilidades que envolvem leitura, interpretação e escrita”, complementa.
 
Outra parceira importante para o TAQE aprimorar seus processos seletivos foi feita com a Babbel, aplicativo de idiomas com metodologia inovadora que oferece cursos de 14 idiomas e emite certificados de proficiência. “O teste de proficiência em inglês foi desenvolvido com exclusividade para o TAQE, e além de permitir uma certificação do nível de conhecimento dos candidatos por quem é especialista no assunto, também é um recurso para que os usuários possam identificar seus pontos fracos para então procurar melhorar seu desempenho”, aponta Renato.