Notícia

Inovação para RH

23/12/2018 - 07h00

Aplicativo incentiva mais de 100 mil colaboradores ao trabalho voluntário

O Instituto GPA, responsável pelas ações de mobilização social do GPA, lança o aplicativo Colabora GPA, que estimula ações de solidariedade entre colaboradores das bandeiras do grupo: Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra, Mercado Extra, Assaí e Compre Bem. O app permite que os mais de 100 mil funcionários em todo o País se relacionem com instituições sociais, a fim de participar, cooperar e trabalhar para a realização de ações voluntárias que promovam transformação social.
 
Na ferramenta, desenvolvida junto a startup de tecnologia Mooven, o usuário pode selecionar a opção de atividade de voluntariado com que mais se identifica, de acordo com o local e tipo de ação. “O aplicativo é um canal para que os colaboradores do GPA interessados em trabalho voluntário possam unir esforços para a transformação da sociedade”, destaca a diretora executiva do Instituto GPA, Susy Yoshimura.
 
O Colabora oferece oportunidade de qualquer colaborador cadastrar ações e instituições, de forma que a rede de entidades beneficiadas cresça cada vez mais. Podem ser diversos tipos de ação: visitar hospitais e amparar doentes, dar suporte a idosos em asilos ou casas de repouso e crianças em orfanatos, cuidar dos animais, replantar árvores, preparar e distribuir refeições para pessoas que vivem na rua, participar de mutirões de limpeza de espaços públicos, dar aulas de reforço para alunos com dificuldades de aprendizado, entre outras atividades.
 
Susy destaca ainda que muitos funcionários já se mobilizam em atividades sociais e agora também podem utilizar o aplicativo para convidar mais colegas para se engajar.
 
O projeto teve uma etapa piloto que mobilizou colaboradores do Corporativo e Unidades de Negócio em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza para testar o aplicativo e realizar ações. Com isso, já somam 25 atividades cadastradas para o lançamento e mais de 200 colaboradores ativos na ferramenta. Uma das participantes dessa fase foi Carla Pontes de Lima, que trabalha em uma das lojas Pão de Açúcar de Fortaleza. Ela diz estar muito feliz em ter participado da ação como voluntária, pois é algo novo em sua vida, uma oportunidade de fazer o bem, de pensar mais no próximo. Para Alexandre França, colaborador do Assaí de Mogi das Cruzes, foi um momento de doação, em que tirou o tirou o dia para fazer o bem e ajudar quem mais precisa.
 
Outro participante foi Humberto Mathias Filho, voluntário do Pão de Açúcar. "É um prazer e uma emoção muito grande contribuir. O Colabora é uma ferramenta para utilizarmos no dia a dia para melhorar ainda mais a vida das pessoas", diz Humberto. A colaboradora do Assaí em Mogi das Cruzes, Katia Rodrigues, também participou dessa atividade e diz que gostou do aplicativo, pois facilita participar das ações sociais.
 
Voluntária do Extra no Rio de Janeiro, Vania Patricia, conta que a primeira vez que participou de uma doação de sangue foi por necessidade de um parente. “Eu sei que a minha parte eu já fiz e que de alguma forma um anjinho na minha vida vai aparecer para eu receber esse sangue também”, complementa Vania.