Notícia

Gestão de Pessoas

04/08/2016 - 11h32

Inteligência emocional é exigência do mercado de trabalho

Inteligência emocional é exigência do mercado de trabalho

Segundo pesquisa, característica é percebida predominantemente no sexo feminino; momento é de desenvolver a capacidade

 

Identificar e controlar as emoções nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo sob a influência da pressão por resultado, dia a dia das empresas. A chamada inteligência emocional envolve habilidades para perceber, entender e influenciar os próprios sentimentos e os de outras pessoas. “O equilíbrio é mais percebido no sexo feminino. O desejo de união, de estar junto, e, principalmente, de apoiar o outro para que ele cresça e se desenvolva é uma característica natural e predominantemente feminina”, explica a consultora em comunicação Márcia Karelisky.

Segundo pesquisa realizada pelo professor Richard E. Boyatzis, a consultoria Hay Group e o psicólogo Daniel Goleman, as mulheres superam os homens em 11 das 12 competências de inteligência emocional. São elas: orientação para o resultado, adaptabilidade, coaching e mentoring, gestão de conflito, empatia, autoconhecimento emocional, liderança inspiradora, influência, entendimento organizacional, otimismo e trabalho em equipe. Os dois sexos só empatam quando o assunto é controle emocional.

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar suas emoções com mais facilidade, além de apresentar a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções, praticar a gratidão e motivar e encorajar as pessoas. Uma das grandes vantagens dessas pessoas é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. “Isso se torna mais fácil para as mulheres, pois estão sujeitas a mais oportunidades de adaptabilidade, por estarem conectadas naturalmente com muitos grupos de nível diferenciado de exigência seja na vida profissional ou familiar”, explica Márcia.

Atualmente, a inteligência emocional tem sido uma das habilidades mais procuradas pelos recrutadores no momento da seleção. Márcia explica que esse controle das emoções para atingir objetivos é considerado um dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional. "Uma pessoa que consegue se concentrar no trabalho e finalizar todas as suas tarefas mesmo estando triste ou aborrecida alcança um sucesso profissional maior e mais rapidamente", avalia.

Márcia ainda explica que o momento é para desenvolver ainda mais características ligadas à inteligência emocional. “Para os homens a dica é entender e aprender com elas. Para elas, vale sempre se reciclar e abrir novas áreas do conhecimento”, finaliza.

 

Sobre a ComunicAto – atuando desde 2006, a ComunicAto é uma empresa de consultoria em comunicação interpessoal, que capacita e aperfeiçoa profissionais de diferentes áreas. Por meio de treinamentos, que podem ser individuais ou coletivos. As fonoaudiólogas e especialistas em comunicação, Márcia Karelisky e Fernanda Lobo, oferecem atendimento personalizado buscando aprimorar os talentos de cada um.