Notícia

Saúde e Bem-Estar

01/09/2020 - 10h52

O papel da empresa na alimentação saudável do colaborador

Confira o que diz a diretora de Recursos Humanos da RB neste artigo

 

Por: Cineide Jorge*

 

Incentivar os colaboradores para que adotem práticas alimentares saudáveis, mesmo estando em home office, é essencial. A saúde está em evidência, como poucas vezes esteve, por conta do novo coronavírus e são inegáveis os impactos já causados.

 

Diversas empresas precisaram adotar o trabalho remoto e muitas, inclusive, vão seguir com a prática quando a pandemia passar. Ao refletir a respeito é importante considerar a relevância disso para a rotina do colaborador.

 

Os hábitos alimentares passaram por grandes mudanças. As despesas com as refeições agora são concentradas em maioria nas compras nos supermercados. Acompanhando isso, cabe às empresas diversificar e oferecer benefícios que atendam esta demanda. Sabemos que no caso do vale refeição, por exemplo, o que está sendo comum neste momento de trabalho remoto é fazer a troca pelo alimentação. Assim, os recursos são destinados para que sejam utilizados onde realmente farão a diferença. Com base nisso, a empresa começa a contribuir com o desenvolvimento de uma rotina mais saudável.

 

Ter uma boa alimentação é amplamente benéfico, tanto para a empresa quanto para o colaborador. E o papel da organização nisso é o de incentivar para que as pessoas tenham uma alimentação saudável, com todos os nutrientes necessários.

 

Existem fatos que comprovam a importância da alimentação. De acordo com a pesquisa Vigitel 2019, que é feita pelo Ministério da Saúde, as doenças crônicas mais incidentes no Brasil são a diabetes (7,4%), a hipertensão (24,5%) e a obesidade (20,3%). Essas doenças podem ser prevenidas com a alteração de comportamentos do dia a dia como uma alimentação saudável, evitar o uso do tabaco, fazer atividades físicas, dentre outros.

 

A pesquisa mostra ainda que o consumo recomendado de frutas e hortaliças, que é de cinco porções em pelo menos cinco dias na semana, passou de 20% em 2008 para 22,9% em 2019. Apesar da leve melhora este ainda é um fator preocupante.

 

Quando a saúde está estável, é possível observar pessoas mais bem dispostas, o que trará impacto significativo para desempenho no trabalho. Afinal, não é só o ambiente ou as atividades realizadas diariamente que podem afetar a produtividade. Claro que é indispensável promover um ambiente corporativo saudável, mesmo que não seja presencialmente na empresa. Mas, é preciso compreender, também, o papel importante que uma alimentação saudável tem nisso.

 

A empresa deve atuar fortemente e contribuir de diversas maneiras para que o colaborador possa ter bons hábitos. Algumas práticas rotineiras são capazes de desempenhar um importante papel. Nesse ponto não estamos falando de algo complicado ou que demande uma estrutura que não esteja disponível. Ações simples, focadas e objetivas podem ser feitas.

 

Desenvolver um programa de contato constante para aproximar a empresa do colaborador vai ajudar no processo. Por meio disso, será possível oferecer dicas de alimentação equilibrada e bem direcionadas, que podem ser feitas por meio de lives, vídeos, e-mails ou mensagens, por exemplo.

 

Dessa forma, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar das pessoas. Criar esse ambiente de confiança e cuidado reforça os laços e faz com que o colaborador esteja mais engajado. Quando a companhia se envolve no dia a dia de todos, pode identificar questões mais sensíveis que precisam de atenção. Retomar essa proximidade, que foi reduzida por conta do trabalho remoto, se torna cada vez mais importante, sendo essencial diversificar as ferramentas utilizadas para poder alcançar este objetivo.

 

*Cineide Jorge é diretora de RH da RB

 

Foto: Divulgação