Notícia

Publieditorial

23/05/2022 - 10h18

Time saudável e produtivo é time vacinado

Vacinar os colaboradores contra a gripe faz a diferença no bem-estar individual e coletivo

 

 

A Covid-19 impactou as empresas em diversas frentes, causando absenteísmo, afetando a produtividade e comprometendo a saúde física, emocional e social dos colaboradores. O momento exigiu que o RH olhasse para as suas políticas de gestão de saúde e promovesse mudanças rápidas em suas estratégias de benefícios.

 

Nesse contexto, as vacinas se tornaram pauta comum. Elas têm um efeito econômico saudável, como no caso da gripe, que é uma das doenças que mais leva ao absenteísmo. De acordo com o PNS de 2019, que investigou 100 mil domicílios, 16.900 pessoas naquele ano deixaram de realizar atividades por motivo de saúde. Destas, quase 21% foram por problemas respiratórios, incluindo a Influenza.

 

"Uma gestão eficaz da saúde corporativa olha para as necessidades individuais e coletivas dos colaboradores, e vai além do oferecimento de benefícios. É aí que entra a nova visão de cuidados oferecida pela Dasa Empresas que, por meio da integração de dados, oferece ferramentas para que as empresas entreguem um olhar mais cuidadoso para prevenção e predição. E isso inclui a vacinação que, além do bem-estar, contribui para a diminuição da inflação no setor – hoje na casa de 15% –, que implica em altíssimo custo dos planos de saúde", afirma Ricardo Steiman, head de vendas corporate e placement da Dasa Empresas.

 

A Dasa Empresas, hub de soluções corporativas da Dasa, maior rede integrada de saúde do Brasil, tem um programa especial de vacinação. Como a companhia privada que mais vacina no país, ela oferece esse benefício de forma customizada para funcionários e familiares, com a opção de imunização in company, via atendimento móvel ou nas mais de 145 unidades em todo país. “A Dasa tem o foco na saúde e a vacina é a ferramenta de prevenção mais eficaz”, reforça Gustavo Campana, Diretor Médico da Dasa.

 

Todos os anos

A influenza é uma doença grave e, junto com a Covid-19, é o problema respiratório que tem maior risco de internação. Segundo a OMS, ela é responsável por mais de 650 mil óbitos por ano. “Para diminuir os impactos do vírus é preciso fazer o imunizante chegar ao braço de, ao menos, 70% da população”, explica Alberto Chebabo, infectologista da Dasa.

 

O vírus tem um alto padrão de mutação, por isso, mesmo quem tomou a vacina no final de 2021 deve repetir a dose para ficar protegido esse ano. "Sabemos que ele circulará com mais força no outono e inverno, mas a imunização pode acontecer em qualquer época do ano”, afirma Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista da Dasa.

 

Para Campana, a vacinação dentro das empresas atinge uma cobertura muitas vezes maior que as médias nacionais dentro de uma determinada comunidade. Isso se traduz em uma proteção relevante contra a doença e suas complicações.

 

A Dasa Empresas oferece um calendário vacinal estruturado com diversas vacinas, além da gripe. “No Brasil, as empresas respondem pela maior parte do financiamento da saúde privada. Por isso, temos um programa de vacinas voltado para organizações de todos os tamanhos”, finaliza Steiman.

 

 

Confira abaixo o portfólio de vacinas oferecido pela Dasa Empresas
que pode ser incorporado aos benefícios dos colaboradores e seus
familiares ou acesse
vacinas.dasa.com.br:

 

dTpa Adulto

dTpa + IPV

Febre Amarela

Febre Tifoide

Gripe (Influenza)

Hepatites A e B

Hepatite A

Hepatite B

Herpes Zóster

Hexavalente

Hib

HPV Quadrivalente

Meningocócica B

Meningocócica ACWY

Pentavalente

Pneumo 13

Rotavirus

Tríplice Viral (SCR)

Varicela

Dengue

 

 

 

1 Pesquisa Nacional de Saúde, IBGE, 2019.

 

 

Foto: Banco de imagem Dasa