Notícia

Publieditorial

20/04/2022 - 17h00

Missão Job Hunter: o preparo para o novo emprego

Especialista da área, Maria Emília Leme fala sobre oportunidades e desafios da profissão

 

Com o lema de “impulsionar pessoas”, há sete anos a especialista em gestão empresarial Maria Emília Leme optou por experimentar, ela mesma, uma transição na carreira. Deixou cargos importantes no mundo corporativo para viver seu propósito. Desenvolveu um Programa de Recolocação Profissional para assessorar altos executivos dispostos a trilhar novos caminhos na vida profissional.

 

Desde que assumiu a função de Job Hunter, em 2015, ela segue firme na proposta de conhecer e ressaltar o potencial de seus assessorados, para prepará-los e encontrar com eles as melhores oportunidades de emprego e remuneração do mercado, um trabalho que exige estratégia.

 

Há muitas empresas que se propõem a fazer este trabalho, mas Maria Emilia escolheu dar ao seu trabalho um “toque de boutique”, ou seja, ela faz um trabalho individualizado com a experiência de uma profissional com três décadas de atuação em Recursos Humanos, tendo no currículo o peso de grandes empresas nacionais e internacionais como IDC, Ericsson, Suzano Papel e Celulose, Itaú e Saint-Gobain.

 

“Esse ‘toque de boutique’, que é toda a bagagem que carrego dessas experiências, permite que eu faça uma boa leitura do assessorado em sua trajetória profissional e entenda quais são os principais aspectos que precisam ser trabalhados para prepará-lo para o novo desafio que procura. Assim, ao longo do meu Programa de Recolocação, esse executivo se sente fortalecido para enfrentar com segurança as etapas de processos seletivos”, resume Maria Emília.

 

Similar a “caçador de empregos”, em uma tradução livre, o Job Hunter é o consultor que busca vagas de trabalho alinhadas ao perfil do contratante de seu serviço, geralmente alguém com uma carreira já construída, mas em fase de adaptação a novas ambições e objetivos profissionais.

 

Por isso, mais do que simplesmente listar ofertas de serviço, a vocação de Maria Emília é entender a fundo quem é, o que pensa e em que é hábil este líder a que atende, de modo que possa orientá-lo ao aperfeiçoamento pessoal para entrevistas de emprego condizentes com seus anseios, habilidades e percepção de mundo.

 

“A Maria Emília me auxiliou com orientações para criar uma rede de networking, por exemplo. Também passei por práticas de entrevistas e, graças à sua consultoria, abri minha visão para considerar outras empresas além das tradicionais e mais almejadas do mercado, entendendo que mais oportunidades poderiam trazer à minha carreira”, declara uma de suas assessoradas, hoje em uma multinacional de capital aberto. “Estou completamente feliz e realizada, em uma empresa que investe em mim”, completa.

 

O serviço também é oferecido a profissionais com dificuldade em obter retorno positivo tanto para entrevistas quanto para currículos encaminhados, pois também cabe ao Job Hunter identificar o que pode estar interferindo no sucesso dessas investidas. A partir do diagnóstico, ajustes são feitos para aperfeiçoar vulnerabilidades e dar projeção a qualidades, ampliando chances de convocação em processos seletivos.

 

É justamente a variedade de situações que motiva e desafia Maria Emília na atividade de Job Hunter: ao mesmo tempo em que há assessorados com experiência de muitos anos e com crescimento ascendente em uma mesma empresa, também existem profissionais em recente transição de carreira, mas que não se adaptaram à cultura da nova empresa. Também são comuns casos em que o profissional se distanciou da família por trabalho e busca novo emprego próximo a ela.

 

“Quando decidi mudar de trabalho, senti dificuldade em ser chamada para entrevistas pois minha senioridade profissional não era vista pelo mercado. Mais que provar isso, o trabalho com a Maria Emília me ajudou a entender no que eu ainda precisava me aperfeiçoar. Desenvolvemos competências que seriam diferenciais no currículo, e passei a ser muito procurada pelas empresas. No fim, escolhi a dedo a melhor oportunidade de realização profissional em todos os sentidos. Foi um divisor de águas”, atesta outra assessorada.

 

Para seguir na carreira de Job Hunter, a dica de Maria Emília é que esse consultor se mantenha em constante atualização –sempre informado sobre as tendências de mercado e os processos seletivos abertos– e preocupado em ampliar redes de networking para, assim, melhor contribuir com objetivos de recolocação dos clientes.

 

“É muito bom, ao longo de todo o processo de preparação, ver o profissional tomar lucidez da importância de se preparar para cada etapa de um processo seletivo ou para participar de novas entrevistas de forma mais consciente. Isso, ainda, entendendo que não serão apenas entrevistados, mas também terão de avaliar se a proposta condiz com sua carreira e se há fit cultural com a empresa”, finaliza a Job Hunter.

 

Maria Emília Leme é Job Hunter e Executive Coach com mais de 30 anos de experiência no setor de Recursos Humanos de grandes empresas. Hoje, mantém o site mellcoaching.com.br e é ativa nas redes sociais, ambientes online nos quais compartilha conteúdos relacionados a recolocação profissional.

 

 

Foto de abertura: Alex Rosa