Notícia

Publieditorial

22/12/2021 - 09h00

Vantagens e desvantagens do uso das redes sociais no recrutamento de novos colaboradores

Dicas da Convenia para utilizar essas ferramentas da melhor forma possível

 

As redes sociais são, cada vez mais, uma ferramenta importante para o setor de recursos humanos no processo de recrutamento de novos talentos e colaboradores especializados.

 

Com o grande número de mídias sociais no mundo de hoje – incluindo portais totalmente dedicados ao mercado de trabalho, como o LinkedIn – pesquisar sobre a carreira e as competências específicas de um candidato se torna uma tarefa cada vez mais possível.

 

Possibilitando a coleta de informações mais detalhadas em relação aos talentos e capacidades de colaboradores em potencial (além proporcionar feedbacks com mais agilidade), o recrutamento por meio de redes sociais também pode apresentar algumas desvantagens quando o seu uso não é feito de maneira planejada.

 

Por ser uma mídia onde todo o tipo de informação fica disponível a seus participantes (quase indiscriminadamente), as empresas devem tomar cuidados na hora de interagir com possíveis candidatos, evitando expor mais do que o desejado em relação à corporação, à vaga e até ao próprio processo de recrutamento.

 

Tido como a rede social de maior influência e adeptos dos dias atuais, o Facebook também é usado como ferramenta para a procura de novos profissionais por diversas empresas, que optam pela mídia em questão, principalmente, quando o perfil do candidato é jovem e/ou estudante.

 

Embora o tipo de informação publicada nesta rede tenha um cunho mais pessoal que profissional, ela ainda pode ser definida como uma boa fonte de dados sobre um candidato. No entanto, cabe ao profissional de RH separar devidamente o aspecto profissional do pessoal, tendo em mente que consequências legais podem ser sofridas pela empresa caso não haja uma autorização prévia do candidato para que seu perfil social seja checado.

 

Gerenciamento de Reputação Online

Expondo informações de todos os tipos, a internet pode tanto ajudar como prejudicar (e muito) uma pessoa interessada em dar grandes passos na carreira e, pensando nisso, já há, hoje, um mercado específico dedicado ao gerenciamento de reputação online.

 

Apesar de se tratar de algo impensável há até pouco tempo, esse tipo de serviço vem ganhando mais e mais espaço entre os que buscam desenvolver um marketing pessoal bem estruturado e admirável, já que as empresas de hoje e os responsáveis pelo setor de recursos humanos nas corporações da era digital em que vivemos se utilizam cada vez mais das redes sociais para descobrir possíveis falhas e características de personalidade de candidatos.

 

Embora essa prática não seja bem vista por boa parte dos trabalhadores (e mesmo por parte dos que atuam no RH de grandes corporações), é preciso se ter atenção na hora de interagir por meio de redes sociais, já que tudo o que é exposto hoje no mundo virtual pode ser visto amanhã por pessoas que estejam lhe considerando para uma vaga de trabalho.

 

Criados a partir de 2006, dois dos maiores sites de serviços do gênero – Reputation.com e BrandYourself – estão entre os mais procurados nos Estados Unidos e realizam ações para proteger a imagem de seus clientes, fazendo com que buscas em algumas das ferramentas mais utilizadas no mundo mostrem somente as informações benéficas a respeito do contratante.

 

Com cada vez mais adeptos, os sites que oferecem esse tipo de serviço também não são bem vistos por muitos, que acabam optando por fazer um tipo de controle de imagem online por si.

 

Para tal, os interessados fazem o uso de alguns itens valiosos e simples como: ativar alertas do Google para receber informações publicadas com seu nome; completar as informações de seus perfis nas redes sociais (já que com poucos dados você pode ser confundido com outras pessoas e ganhar uma má reputação); criar e publicar conteúdos positivos na web (para que possam ser vistos em buscas feitas a seu respeito); e apresentar-se no mundo virtual da mesma maneira que gostaria de ser visto por possíveis superiores.

 

Encarar as mídias sociais como aliadas, ao invés de um cenário desconhecido é de grande valia permitindo que a familiaridade com as ferramentas apareça de maneira natural, ajudando a incentivar a performance e a satisfação de candidatos e colaboradores.