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Publieditorial

20/12/2021 - 15h00

Trabalho híbrido é o novo normal?

Como ele funciona? Qual é a melhor forma de realizá-lo? Descubra aqui!

 

 

O formato de trabalho híbrido está na mira dos “holofotes” do mundo corporativo. Esse destaque surgiu após a migração de muitos profissionais para estações remotas de trabalho - devido a pandemia da Covid-19. Diante desse movimento, algumas empresas entenderam que é possível unir o presencial com o remoto.

 

Será esse o novo normal? Como funciona o trabalho híbrido? Existem benefícios reais nesse modelo de trabalho? Descubra as respostas nos próximos tópicos!

 

O que é trabalho híbrido e como funciona?

O modelo de trabalho híbrido permite que os profissionais da empresa exerçam suas atividades tanto no escritório presencial quanto em outra estação remota, como o home office, coworking e outros tipos de espaços compartilhados.

 

Essa descentralização do local de trabalho é embasada por um conceito que está ganhando força: bring your own environment (BYOE) – em português, traga seu próprio ambiente de trabalho. Mas isso não dificulta a gestão de equipes e o desempenho dos processos internos? Alguns talvez questionem.

 

A resposta é sim e não. Sim, se não houver uma boa política para essa jornada de trabalho. Por outro lado, quando o RH estrutura regras (direitos, deveres e funcionamento) sobre o formato híbrido, os benefícios vistos na produtividade interna e no bem-estar dos profissionais podem ser surpreendentes.

 

O que falam as leis sobre o modelo de trabalho híbrido?

Ao analisarmos a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não encontraremos nenhuma regra ou menção ao modelo híbrido. Sendo assim, não existem ainda direitos, deveres e multas por descumprimento, atreladas a ele. No entanto, isso não significa que a empresa pode adotá-lo livremente – é preciso cautela.

 

Um dos cuidados é a elaboração de um aditivo no contrato de trabalho (com as assinaturas das partes) dos profissionais que concordam em mesclar dias de serviço presencial com dias no remoto. Nesse documento constará:

  • Os horários da jornada de trabalho;
  • Regras relacionadas à política interna do trabalho híbrido;
  • Direitos e deveres tanto da empresa quanto do colaborador.

 

Os principais benefícios do formato híbrido

Os números indicam que o regime híbrido chegou para ficar. De acordo com uma pesquisa apresentada em um artigo do portal de notícias G1, 95% dos executivos afirmam que o ambiente híbrido de trabalho será permanente em suas empresas.

 

Diante de tanto otimismo, alguns talvez se questionem se os benefícios colhidos suprem as expectativas. Para tirarmos conclusões corretas, basta olharmos para as vantagens que são:

  • Redução de custos com gastos típicos do serviço presencial (energia elétrica, vale-transporte, etc.);
  • Autonomia e flexibilidade – os colaboradores ganham liberdade de escolha;
  • Qualidade de vida – os profissionais trabalham onde se sentem melhor;
  • Produtividade – a satisfação de mesclar os locais de trabalho impulsiona o desempenho dos times;
  • Melhora na employer branding (marca empregadora) – otimização da reputação da marca e das taxas de atração e retenção de talentos.

 

E quanto aos desafios do modelo híbrido? Os principais estão relacionados a:

  • Manter forte a cultura interna da empresa;
  • Segurança da informação;
  • Comunicação entre as equipes;
  • Mensuração do desempenho dos profissionais.

 

Para vencer esses obstáculos, é essencial que as empresas, além da já citada política interna, planejem um programa de treinamento sobre o trabalho híbrido. Dessa forma, as equipes serão ensinadas a respeito do funcionamento, regras, benefícios e outros detalhes importantes.

 

O resultado será uma implementação e adesão mais suave do regime híbrido. Sendo assim, a empresa não sentirá os impactos negativos que costumam fazer parte das fases de transição e adaptação.

 

Como o RH deve se adaptar à essa tendência

A melhor estratégia para se adequar ao ambiente híbrido de trabalho é a definição de ações eficientes, como:

  • Alinhamento das equipes – canais de comunicação que integre e mensure os resultados das equipes;
  • Tecnologias – implantação de ferramentas virtuais com funcionalidades que ofereçam suporte e conectem todas as estações de trabalhos;
  • Jornada de trabalho – haverá dias específicos para o serviço presencial e para o remoto? Será feito um revezamento entre os colaboradores?
  • Cultura da empresa – estratégias que fortalecem, engajem e potencializam a cultura interna em todas as estações de trabalho.

 

Segundo um estudo feito pelo Google, 43% dos profissionais entrevistados disseram que já escolheram o trabalho híbrido como o preferido no mundo pós-pandemia. Se contra fatos, não há argumentos, então o modelo híbrido será um dos formatos que farão parte do novo normal no futuro próximo.

 

SOBRE A CONVENIA

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

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