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Publieditorial

06/12/2021 - 16h02

3 frases de best-sellers que ajudam a dissecar o novo mundo do trabalho

Mais um artigo exclusivo de Marcelo Nóbrega para a IDtech unico

 

 

Fiz o seguinte exercício: identifiquei, traduzi livremente e distribuí, de forma aleatória neste artigo, três frases inspiradoras de gente famosa. Os autores possuem credenciais de respeito e tratam de um tema que nos é muito caro, o mundo do trabalho. São eles: Simon Sinek, Carol Wain e Mark Levy . Em comum, todos têm livros que figuraram em prestigiosas listas de best sellers; dominam as técnicas de palco (veja os TED Talks e vídeos nos seus sites pessoais) e se comunicam em inglês (atente a este ponto). E por último, mas não menos importante, me convenci que a inserção de aspas daria fluidez à leitura e um efeito legal à diagramação do texto. Espero ter alcançado o resultado. Você me conta depois...

 

“Employee Experience é construir com e para os colaboradores da empresa e não por eles.” – Mark Levy

 

Passamos tanto tempo trabalhando e interagindo com nossos colegas de empresa que rebatizamos a relação de trabalho com o termo ´Employee Experience´. Uma grande tendência para a área de RH é assumir o papel de gestora da experiência do colaborador em quatro momentos: quando o profissional ainda é candidato; no onboarding; durante a jornada com a organização; no offboarding e no pós-vida como alumni. (chamei a atenção para o inglês, não foi?)

 

E na Terra Brasilis, como será que este conceito vem evoluindo?

 

Pesquisa realizada pela Cia de Talentos, unico e Locomotiva com 182 profissionais de RH e gestores de empresas, em junho deste ano, mostra como a situação extrema da pandemia acelerou o uso da tecnologia para mudar a cara do RH e contribuir para que trabalhadores possam focar no que fazem de melhor, em vez de perderem tempo com questões burocráticas. 

 

“A experiência do seu cliente será tão boa quanto a dos seus colaboradores.” – Carol Wain

 

Olha só:

 

Mais de um terço das empresas disseram perder candidatos durante a admissão por conta do trâmite moroso e complexo. Para ficar claro, me refiro à fase em que o candidato já foi escolhido e aceitou a proposta de trabalho. Dá ruim na largada! Imagine a frustração, o tempo e a energia desperdiçada por todos. Resta à empresa recomeçar a busca, com a reputação golpeada.

 

Através da digitalização do processo de admissão, empresas vêm conseguindo simplificação, celeridade e com isso uma maior satisfação do colaborador. Antes da modernização, um novo funcionário precisava ir duas vezes ao DP, interagir com até três pessoas e aguardar até 15 dias para entrar na folha de pagamento. Em 20% das empresas esse prazo chegava a um mês! Como ficava o recebimento de vale-transporte, vale-refeição e salário?

 

Hoje, em 34% das mesmas empresas, o candidato sequer precisa ir ao DP. É tudo feito eletronicamente em questão de minutos. É ou não uma melhoria significativa na maneira de tratar as pessoas? Sem falar que também é bom para os profissionais do DP, que agora podem se dedicar a tarefas mais interessantes do que conferir documentos.

 

E não é só no DP que a tecnologia vem fazendo a diferença. 

 

Existem várias HR Techs transformando a maneira como fazemos avaliação de desempenho, feedback e comunicação interna, além de analisar como medimos engajamento e a experiência do colaborador, o que permite a flexibilização dos pacotes de benefícios. Essa mudança torna a empresa mais atraente tanto para as gerações que estão entrando no mercado de trabalho quanto para o pessoal mais maduro, que tem um espírito jovem, ágil e inovador. 

 

Provavelmente não é coincidência que as empresas mais inclinadas a uma cultura digital já tenham decidido manter o modelo híbrido de trabalho no pós-pandemia e estejam antevendo uma aceleração de contratações e crescimento do negócio.

 

E, pra fechar, que tal as aspas do Simon Sinek?

 

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

 

Meio manjada, eu sei, mas é clássica! O employee experience é o novo sistema operacional do RH. Só que, fiquem atentos, as atualizações não são automáticas.

 

 

 

*Do mercado financeiro à gestão de pessoas, Marcelo Nóbrega é um executivo inquieto que gosta de fazer a diferença, tanto para o negócio, quanto para as pessoas. Liderou a área de RH de grandes multinacionais. É autor do livro "Você está contratado!", professor universitário, palestrante, coach, mentor, conselheiro e investidor anjo de HR Techs, âncora do programa Transformação Digital e cohost do Kenobycast e escreve para os blogs da Gestão RH e HSM Management. Entre outros reconhecimentos pela sua atuação, em 2018 foi eleito o RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn.

 

 

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Foto de abertura: Alessandro Couto