Notícia

Publieditorial

29/09/2021 - 18h06

Retomada presencial das empresas e do comércio aumenta o fluxo de contratações e rotatividade no mercado de trabalho

Na admissão ou gestão, no físico ou home office, os RHs estão reinventando seus processos e inovando a área

 

 

 

De maneira clara e objetiva: tudo mudou com a pandemia do coronavírus. A rotina das pessoas, por mais de um ano, saiu do meio físico e virou digital. Muitas empresas passaram a operar com os seus colaboradores 100% distantes, como empresas de tecnologia e áreas administrativas, mas simultaneamente estamos acompanhando uma retomada gradual de alguns setores. Com tecnologias como a da unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, a jornada dos funcionários – em casa ou presencialmente – foi facilitada, aprimorando as áreas de admissão de colaboradores e de Recursos Humanos.

 

De acordo com dados da unico, as admissões realizas pelo unico|people no 2º trimestre de 2021 foram de 52.158. Um crescimento de 155% ante o mesmo período em 2020. Praticamente 1 admissão a cada 2,5 minutos. Ao todo, o processo de contratação pode levar menos de uma semana. “Com o crescimento de alguns setores, como o de tecnologia, e a retomada do comércio, tivemos uma demanda maior de atuação para atender ao fluxo e rotatividade, que inclui as necessidades específicas dos clientes para operação e gestão de documentos e contratações de pessoas. Empresas e cidadãos já estão mais digitalizados e seria inviável a não adaptação tecnológica dos RHs”, afirma Filipe Bertocco, consultor da unico.

 

Com a pandemia, as empresas se viram com um grande gap: preciso desenvolver e/ou construir, mas não posso ter uma mão-de-obra sem toda a certificação de um processo de admissão. Além do uso de tecnologias para os processos internos das empresas, ficou claro que todos deveriam traçar estratégias de como ter, cada vez mais, o apoio de produtos para auxiliar na eficiência do trabalho remoto.

 

Foi assim que de uma maneira rápida, em abril de 2020 a unico iniciou um processo de “porta em porta” com os seus clientes oferecendo soluções que seriam extremamente propícias, não só no curto, mas em longo prazo. “Temos um produto que conversava com a necessidade mundial e que foi moldado para solucionar as demandas de cada cliente: o unico|people, que reúne admissão digital e assinatura eletrônica de documentos”, comenta Bertocco.

 

Com as soluções da unico, as companhias conseguiram realizar os processos de admissão 100% on-line e assinar documentos com validação oficial por órgãos do governo. A adaptação ao “novo normal”, foi acontecendo com agilidade e muita conexão.

 

“As empresas perceberam que além de poderem operar seus departamentos de RH de maneira segura e 100% digital, a tecnologia proporciona uma agilidade e economia de custos e tempo. Processos de admissão de funcionários que levavam dias e necessitavam de logística para envio e recebimento de documentos, hoje são feitos em minutos ou pouco mais de um dia, tudo de casa”, conta Bertocco. Além disso, toda a jornada é armazenada, incluindo assinaturas eletrônicas e contratos, que podem ser consultados a qualquer momento pela empresa e pelos funcionários.

 

Com todo o histórico digital, outro fator de melhoria é a experiência do colaborador. De acordo com a pesquisa “Transformação na Gestão de Pessoas”, elaborada pelo Instituto Locomotiva, com o apoio da unico e do Grupo Cia de Talentos, 81% dos entrevistados acreditam que a empresa se torna mais atraente aos novos funcionários ao oferecer-lhes uma solução digital como a da unico - em um cenário onde uma em cada três companhias já perdeu candidatos por excesso de burocracia e demora na contratação.

 

Agora, com a retomada das empresas com um formato de trabalho presencial ou híbrido, a unico segue impactando positivamente empresas e pessoas. “Quem aprendeu a lidar com tecnologias que facilitam todos os processos, não retorna mais para o meio físico. Com isso, vemos que as empresas deixaram de ter RHs manuais e passaram a ser mais rápidos e estratégicos, com muita segurança e transparência. Ninguém mais precisa se deslocar fisicamente, até de cidades (de unidades regionais às sedes corporativas) apenas para assinar contratos e entregar documentos. A vida mudou e ela seguirá mais prática”, afirma o consultor.

 

Foto de abertura: Divulgação