Notícia

Publieditorial

26/08/2021 - 11h46

Modernização e as novas possibilidades do RH

Marcelo Nóbrega escreve com exclusividade para a unico IDTech

 

 

Por Marcelo Nóbrega*

 

Magazine Luiza, Amazon, IFood e Mercado Livre têm pelo menos uma coisa em comum: são empresas que se tornaram referência em digitalização durante a pandemia. Além do jogo de cintura para uma implementação ágil do sistema home office, elas adotaram soluções de admissão de colaboradores sem a intervenção humana. Exemplificando, desenvolveram apps; aderiram à assinatura eletrônica de documentos e ao WhatsApp (sim, ele é mais do que delivery!) para facilitar a vida do colaborador.

 

Esses são alguns insights trazidos pela pesquisa Transformação na Gestão das Pessoas, realizada pela unico IdTech em parceria com a Cia de Talentos e o Instituto Locomotiva, em junho de 2021.

 

Por falar em WhatsApp, abro um parêntese. A ferramenta decididamente alcançou um novo status. O app é o queridinho da vez de todo brasileiro que possui um smartphone – e, segundo a FGVcia, já são 234 milhões desses aparelhos no Brasil! Via WhatsApp, muitas empresas conseguiram continuar a vender durante a pandemia. Via WhatsApp, a equipe comercial se viu com uma verdadeira loja portátil nas mãos.

 

Apesar das facilidades, o uso do WhatsApp deve ser analisado junto às equipes do jurídico e privacidade das empresas. É necessária uma concessão específica da parte de cada colaborador e as empresas precisam ter descritas em seus códigos de conduta, ética e compliance. A violação desses termos pode causar processos às companhias, legitimados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A unico sempre se preocupa e reforça que o domínio dos dados é de seu proprietário, os cidadãos. Portanto, essa transparência é uma exigência. Importante essa atenção!

 

Voltando à pesquisa:

 

Como os respondentes se sentem em relação à adoção de tecnologia no trabalho? Será que eles têm medo de serem substituídos por robôs?

 

A resposta é um retumbante NÃO!

 

  • 100% dos respondentes acreditam que a tecnologia (como assinatura, espelho de ponto e recibos de férias digitais) pode contribuir para agilizar os processos internos de RH;
  • 81% acreditam que o uso da tecnologia torna a empresa mais atraente para candidatos.

 

Mas, espera, nem tudo são flores…

 

Apenas 23% dizem trabalhar em uma empresa moderna que utiliza métodos e sistemas inovadores, sendo referência em RH.

 

E presta atenção em mais esta: 54% afirmam que NÃO existe vontade da liderança da empresa para a modernização dos processos da área de RH.

 

Esses líderes citados aí acima é que precisam se preocupar com uma possível substituição por robôs! Pesquisa da LeadX, de 2019, mostra que 20% dos participantes trocariam seus chefes atuais por um robô. Esse número sobe para 41% se o robô for o C3PO da saga Guerra nas Estrelas.

 

A primeira reação à falta de apoio da liderança à digitalização do RH pode ser:

- “Que pena trabalhar num lugar assim.”

- “Corre daí, garoto, procure uma empresa mais inovadora.”

- “Gente, que ambiente retrógrado.”

 

Foi a minha reação também, mas aí apliquei a “técnica dos futuristas”: olhei o outro lado da moeda e me perguntei: E se, por esse exato motivo, isso for uma oportunidade?

 

Então, vou te dar uma receita para mudar isso. De dentro. Sempre solicitei aos meus times que classificassem as tarefas que realizavam em 4 categorias:

 

1- As que podíamos deixar de fazer, porque já não agregavam valor;

2- As que podíamos terceirizar para outros departamentos ou consultores externos;

3- As que podíamos automatizar;

4- As que valiam investir tempo e talento, porque geravam vantagem competitiva para a empresa.

 

Isso não era um exercício anual, mas permanente. Foi dessa forma que elevamos a performance do time de RH nas empresas por onde passei. E, com a ajuda da tecnologia, mostrou-se um caminho cada vez mais viável, fácil e natural.

O uso da tecnologia nos traz vantagens incontestáveis: redução de custos, aumento de eficiência, melhoria da experiência do colaborador e do employer branding. E, muito importante, possibilita a expansão dos horizontes de atuação de profissionais de várias áreas.

 

Essa é a grande sacada!

 

Experimente você e seus colegas de time. Pensem em como vocês podem elevar o nível de desempenho da equipe e colaborar, ainda mais, para o crescimento da empresa e a valorização dos talentos que nela trabalham.

 

Falei de exercício contínuo, né?

 

Então, vou te lembrar de uma ferramenta meio antiguinha, mas que funciona, que é uma beleza até hoje. É o clássico PDCA do movimento da Qualidade:

Afinal de contas, o mundo avança e, aquilo a que você se dedica hoje, como um diferencial competitivo, um dia será lugar comum.

 

Isso não deve desanimá-lo, mas desafiá-lo. Um ciclo, sem fim, que precisa ser entendido como tal para ser vencido.

Mãos à obra?

 

 

 

 

*Do mercado financeiro à gestão de pessoas, Marcelo Nóbrega é um executivo inquieto que gosta de fazer a diferença, tanto para o negócio, quanto para as pessoas. Liderou a área de RH de grandes multinacionais. É autor do livro "Você está contratado!", professor universitário, palestrante, coach, mentor, conselheiro e investidor anjo de HR Techs, âncora do programa Transformação Digital e cohost do Kenobycast e escreve para os blogs da Gestão RH e HSM Management. Entre outros reconhecimentos pela sua atuação, em 2018 foi eleito o RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn.

 

 

Revolucione agora os processos burocráticos da sua empresa com as soluções de admissão digital e assinatura eletrônica da unico. Acesse: https://unico.io/

 

 

Foto de abertura: Alessandro Couto