Notícia

Publieditorial

24/06/2021 - 11h13

Orçamento para RH: como diminuir gastos e utilizar dados para tomar decisões

Dicas da Pipo Saúde, que une tecnologia e um time de especialistas para apoiar o RH na gestão da saúde

 

 

O RH é a área responsável pela gestão do capital humano de uma empresa. E, para fazer uma boa gestão, planejar o orçamento é um dos passos mais importantes. É ela quem toma conta dos processos de recrutamento, contratação, benefícios, salários e plano de carreira e o objetivo é que os gastos retornem para a empresa em forma de produtividade, qualidade, segurança e bem-estar dos colaboradores.

 

Por isso, é muito comum que a área seja cobrada por otimizar custos e, ainda, manter um bom clima organizacional e um nível de satisfação elevado na equipe.

 

Afinal, é muito difícil que uma equipe performe bem quando está infeliz, não é mesmo?

 

Parece simples: basta fazer uma gestão inteligente e planejada de recursos. Mas, a prática não é tão fácil assim.

 

Continue a leitura para entender melhor!

 

Este conteúdo foi produzido pela Pipo Saúde, corretora de saúde que une tecnologia e um time de especialistas para apoiar o RH na gestão da saúde das empresas, controlando custos, tomando as melhores decisões com base em dados e oferecendo uma experiência incrível aos colaboradores. Aqui, você vê:

 

●        Gestão de custos para o RH: o que é e importância

●        Como tornar o RH estratégico?

●        Tecnologia como aliada no orçamento dos recursos humanos

●       Três ações para manter os custos com saúde empresarial controlados

 

Gestão de custos para o RH: o que é e importância

Uma boa gestão de custos é um conjunto de medidas que tem como objetivo controlar, analisar e utilizar, de forma previsível, os gastos da empresa.

 

Se feita com sucesso, ela indica formas de otimizar ou realocar recursos para potencializar a produtividade e o lucro da empresa.

 

No entanto, se deixada de lado, ela pode comprometer diretamente toda a escala do negócio. Da contratação à entrega de um produto.

 

É importante entender que todo e qualquer investimento futuro da empresa, seja ele em colaboradores, na compra de máquinas ou na contratação de benefícios, é considerado custo.

 

A partir da gestão de custos, o RH adquire um papel estratégico para tomar as melhores decisões, com base em dados, seja ela para auxiliar o time comercial na precificação do produto ou na contratação dos benefícios com melhor custo-benefício.

 

Ou seja, ela é o ponto de partida para alavancar melhores resultados, otimizar ganhos e acelerar o crescimento da empresa.

 

Como tornar o RH estratégico?

Mas, como fazer uma gestão de custos que impacta positivamente a empresa? O primeiro passo é repensar a forma como o setor de recursos humanos trabalha.

 

É preciso que o RH assuma um papel estratégico para ter uma gestão eficaz de custos. O RH estratégico, então, utiliza dados e tecnologia para melhorar a sua rotina, tomar decisões de forma mais eficiente e planejar estratégias para desenvolver os colaboradores.

 

Diferente do RH tradicional, que a redução de custos a todo custo é uma prioridade, esse modelo de gestão entende que investir para estimular o desempenho da equipe traz benefícios para todos, principalmente para a empresa.

 

Por isso, a utilização de dados reais e tecnologia para melhorar a sua rotina, tomar decisões embasadas e planejar formas de desenvolver os seus colaboradores são os pontos-chave de um RH estratégico.

 

Tecnologia como aliada no orçamento dos recursos humanos

Agora que você já sabe como fazer uma gestão de custos inteligente e como transformar o RH da sua empresa em uma área estratégica, é hora de falarmos sobre como a tecnologia é uma aliada nesse processo.

 

Lembra de quando falamos que o RH estratégico investe para reduzir custos? Pois bem, a contratação de ferramentas é um bom exemplo deste ponto.

 

É importante entender que o investimento em tecnologia é indispensável para tornar o RH estratégico e reduzir custos do setor. Afinal, são essas ferramentas que irão ajudar o seu time a ler e interpretar os dados para, então, planejar os próximos passos.

 

Separamos três situações em que a tecnologia pode auxiliar no orçamento do RH da sua empresa:

 

Mapeamento do perfil dos colaboradores

Você já contratou algum colaborador que não se encaixou muito bem na equipe? Um dos fatores mais importantes e, muitas vezes negligenciado, no processo de atração e seleção é o fit cultural.

 

Contar com um software que permite entender melhor o perfil comportamental de um profissional, seja no processo de seleção ou para avaliação de desempenho, pode dar insights poderosos para evitar uma contratação errada ou desligamento precoce, que resultaria num prejuízo para o orçamento do RH.

 

Além de reduzir os custos no processo seletivo, conhecer os perfis dos colaboradores da sua empresa também facilita o processo de treinamento e elaboração de um plano de carreiras.

 

Acompanhamento de indicadores-chave

É comum e esperado que o RH participe do processo de tomada de decisões sobre o desempenho dos colaboradores.

 

Aqui, o setor deve contar com os indicadores de performance para ter dados concretos e não se decidir com base em achismos, o que dá maior segurança para os líderes e para os liderados.

 

Uma ferramenta de acompanhamento permite uma leitura rápida, segura e imparcial dos dados, o que otimiza tempo de execução, dinheiro gasto e fortalece a área como estratégica.

 

Com os dados em mãos, o setor pode planejar próximos passos de forma clara para todos os envolvidos e investir de maneira previsível o orçamento.

 

Gestão inteligente de benefícios

Não é novidade para nenhum profissional de RH que, muito além de bons salários, colaboradores estão buscando, cada vez mais, as vantagens que uma empresa tem a oferecer.

 

Os benefícios corporativos são um diferencial competitivo importante e capazes de tornar a empresa mais atraente, valiosa e melhor avaliada pelos profissionais.

 

No entanto, benefícios são um investimento relativamente caro para o cofre das empresas e uma má gestão pode representar prejuízo. Seja por não tirar o máximo proveito das vantagens oferecidas ou, até mesmo, entregar um benefício que não agrega valor para os colaboradores.

 

A tecnologia pode auxiliar o seu time desde a descoberta de quais benefícios são mais importantes para seus colaboradores, por meio de uma pesquisa de clima organizacional, até a utilização de ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia do RH e não deixam passar despercebidos erros do cotidiano.

 

Peguemos o plano de saúde empresarial como exemplo: ele representa o segundo maior gasto das empresas, ficando atrás apenas da folha de pagamento. Sendo assim, é natural que ele necessite de um cuidado mais próximo, certo?

 

Acontece que muitas empresas não acompanham a evolução e o uso do plano e, ao fim do ano, o reajuste anual pode ser uma surpresa desagradável.

 

Neste caso, uma plataforma dedicada pode dar insights poderosos sobre evolução do uso do plano de saúde, além de representar uma economia de tempo grande na burocracia de inclusão e exclusão de beneficiários.

 

Três ações para manter os custos com saúde empresarial controlados

Com a pandemia da Covid-19 e a adaptação do regime home office para grande parte das empresas, o cuidado próximo com a saúde ficou ainda mais evidente. Mas, como cuidar dos colaboradores se os custos de saúde parecem não parar de aumentar?

 

A resposta para essa pergunta está na gestão do plano de saúde.

 

Pensando nisso, separamos três ações que a sua empresa deveria considerar para manter o gasto com saúde empresarial em um nível saudável. E, não se preocupe, você pode contar com a sua corretora de saúde para todas elas. Acompanhe:

 

Ficar atenta ao uso do plano de saúde

Um dos pontos que mais impacta os custos de saúde da sua empresa é não ter visibilidade sobre o uso do plano de saúde durante o ano.

 

Uma análise recorrente do plano de saúde da sua empresa permite tomada de decisões rápidas e medidas educativas para reverter esse quadro. Seja acompanhando os colaboradores mais de perto ou negociando de forma mais assertiva o reajuste.

 

Propor ações de educação e saúde

O plano de saúde gera dados o tempo inteiro e essas informações devem ser utilizadas de forma preditiva para educar os colaboradores.

 

Planejar ações de educação do plano incentiva os colaboradores a evitar o uso do benefício de maneira desordenada e propor ações de saúde, sejam elas a curto, médio ou longo prazo, além de tirar possíveis dúvidas, orienta a sua equipe quanto à que profissional procurar em caso de necessidade e quando fazer essa visita.

 

Atender e direcionar colaboradores e dependentes

Saúde é uma questão complexa e que gera muitas dúvidas, desde as mais simples, como qual especialista procurar, às mais complexas, como qual exame fazer ou quais laboratórios são credenciados.

 

Tirar essas dúvidas é muito importante para manter o nível de satisfação dos colaboradores, mas, além disso, evitar diversos usos indevidos do plano de saúde, o que representa uma economia à longo prazo para a sua empresa.

 

Conclusão

Fazer uma gestão de custos inteligente certamente não é uma tarefa fácil, mas, com certeza, vai impactar positivamente o orçamento do RH da sua empresa. Além de ajudar na organização e maior aproveitamento do capital humano.

 

É preciso pensar a longo prazo, afinal, realizar cortes no orçamento pode minimizar momentaneamente o problema, mas, com certeza, não será uma resolução final.

 

Se você se interessou pelo assunto, não deixe de conferir o e-book “Gerenciamento de orçamento para RHs: como reduzir custos e tornar o setor estratégico” da Pipo Saúde e se aprofundar mais no tema. Faça o download completo e gratuito aqui: