Notícia

Publieditorial

16/06/2021 - 17h27

Tecnologia da unico promove maior segurança, otimização e redução de custos nos RHs

Conheça a solução de assinatura eletrônica biométrica da startup 100% brasileira

 

 

As áreas de Recursos Humanos das companhias estão, cada vez mais, mostrando que a tecnologia é uma aliada quando se fala em otimização de serviços, simplificação de processos e segurança nas atividades diárias. Após um longo período vivendo no “modo manual”, os departamentos de RH passaram a olhar soluções tecnológicas que agregam valor e reduzem custos. Dentre as opções no mercado, o destaque está no uso da assinatura eletrônica biométrica.

 

Para Filipe Bertocco, consultor de soluções da unico – IDTech brasileira que simplifica as relações entre pessoas e empresas – a transformação digital do RH pode ser iniciada com o uso do unico|people. “A nossa ferramenta permite que melhorias sejam implementadas de imediato. As equipes iniciam o processo de digitalização, incluindo os arquivos no sistema e, a partir deste momento, a tecnologia vai agindo e levando uma experiência 100% digital aos funcionários. É fácil, rápido e seguro de ser usado”, afirma o especialista.

 

Cerca de 200 empresas no Brasil já utilizam a tecnologia, que atua de ponta a ponta – desde a admissão até o desligamento de funcionários. “A ferramenta é ideal para transformar a jornada dos colaboradores em uma experiência mais atual e moderna, e mais ágil e eficaz para os contratantes e equipe de RH. Antes da tecnologia, era necessário preenchimentos, análises e arquivamento dos papéis de admissão, férias, demissão e demais necessidades periódicas do RH. Com a solução, todo o processo é online”, diz Filipe.

 

A solução unico|people tem zero burocracia e possibilita que o RH seja uma área mais estratégica. “A maioria de nossos clientes passam a reutilizar o tempo para transformar, ainda mais, a experiência dos colaboradores, ao invés de manusear papéis por dias, evitando perdas e protegendo as informações pessoais de circularem em diversas mãos”, afirma Filipe.

 

Com a autenticação por biometria facial, a assinatura eletrônica, ganha o reforço de uma das soluções mais seguras do mercado. Quando utilizadas juntas, elas promovem um verdadeiro combo de segurança para a proteção das informações dos colaboradores e das empresas.

 

“Durante a pandemia do coronavírus, vimos a demanda por nossas tecnologias aumentar expressivamente e expandimos nossa participação na digitalização dos RHs, em que já atuamos na admissão digital de novos colaboradores em menos de uma hora. Desenvolvemos a assinatura eletrônica biométrica para possibilitar mais segurança, agilidade e desburocratização de processos momentâneos e planejados, de acordo com a necessidade de cada empresa”, afirma Paulo Alencastro, sócio-fundador e VP Executivo da unico.

 

Para Bertocco, a assinatura eletrônica biométrica também é uma solução que oferece flexibilidade e trilhas de auditoria sobre as transações estabelecidas entre as partes: você pode assinar documentos de qualquer lugar, a qualquer hora, obter uma "cópia" (que, no mundo digital, é uma via do próprio documento original eletronicamente assinado) e prevenir o risco de extravios ou rasuras em seu conteúdo.

 

Com a popularização dos smartphones e selfies, a utilização de biometria facial em transações eletrônicas vem se revelando o meio mais fácil, moderno e seguro de autenticação de usuários para o Brasil na atualidade. Principalmente dentro de um contexto de isolamento social, diversas empresas e entes públicos vêm implementando o uso deste tipo de tecnologia para a formalização de atos, documentos e contratos com uma maior segurança jurídica.

 

A tecnologia da unico está adaptada, desde 2018, à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e segue todas as regulamentações do governo. A unico não realiza monitoramento ou serviços públicos.

 

Sobre a tecnologia – como funciona:

A unico oferece a única solução do país com o uso de biometria facial para autenticação da assinatura eletrônica. A partir de uma selfie, faz a análise dos pontos da face e entrega aos clientes em segundos um score com a probabilidade de a pessoa ser ela mesma. Assim, impede que uma pessoa possa assinar o documento em nome de alguém.

 

Sobre a unico

A unico (ex-Acesso Digital) desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica e admissão digital. Primeira IDTech brasileira e líder no segmento, está presente nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias para simplificar processos e combater fraudes. Em 2021, foi reconhecida pelo ranking 100 Startups to Watch, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para a unico, cada indivíduo é um só e isso basta para abrir possibilidades.

 

Saiba mais em https://unico.io/.