Notícia

Publieditorial

03/11/2020 - 22h17

Publieditorial - Sesi no Paraná e GPTW certificam e premiam indústrias que promovem ambientes de trabalho seguros e saudáveis

Inscrições para segunda edição do Troféu Sesi seguem abertas até 15 de dezembro

 

Os cuidados com segurança e saúde dos trabalhadores são essenciais para a produtividade das indústrias. Com a pandemia, assuntos como prevenção e promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis estão no centro da retomada das atividades do setor produtivo. “Por meio do Sesi, temos contato direto com as indústrias e conhecemos de perto a realidade e os desafios do setor industrial paranaense. Por isso, acreditamos que é fundamental incentivar as empresas a adotarem boas práticas nos seus processos, sobretudo na área de segurança e saúde”, afirma José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e do IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná.

 

Na segunda edição do Troféu Sesi, resultado de uma parceria inédita do Sesi no Paraná com o Great Place To Work (GPTW), serão premiadas as iniciativas das indústrias frente à COVID-19. Na primeira edição, em 2019, foram certificadas 26 empresas do Paraná, sendo nove delas premiadas com o troféu. O principal objetivo dessa parceria é incentivar toda a cadeia produtiva a investir em políticas de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) que coloquem o trabalhador como peça-chave para o sucesso dos negócios. Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e diretor da Regional Paraná, conta que este é o primeiro prêmio neste formato de parceria realizado pela instituição. “Esta iniciativa inovadora vai ao encontro do que acreditamos: que um colaborador feliz produz melhor, adoece menos, agrega mais valor e faz com que a empresa possa prosperar”.

 

SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

“Muito mais do que oferecer condições adequadas para a realização das atividades laborais, as boas práticas em SST ajudam a preservar a saúde, a integridade e a satisfação do colaborador, além de potencializar a produtividade e competitividade da indústria”. A afirmação de Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep, vem ao encontro dos dados coletados na pesquisa do Troféu Sesi de 2019.

Para 95% dos colaboradores das empresas inscritas naquela edição, o sentimento de trabalhar em um lugar que se preocupa com o bem-estar individual é de orgulho. A pesquisa ainda identificou que 91% dos colaboradores sentem que trabalham em um lugar fisicamente seguro e 83% afirmam que o ambiente de trabalho é psicológica e emocionalmente saudável.

 

TROFÉU SESI

A experiência da Pormade Portas, de União da Vitória, também serve como inspiração para quem vai se inscrever em 2020. Primeiro lugar na categoria média empresa em 2019, a fabricante disponibiliza médico do trabalho e enfermeiros de prontidão em um ambulatório dentro da unidade. “Sabemos que construir um ambiente seguro, saudável e que gere bem-estar pessoal e profissional é positivo para as pessoas e estratégico para a empresa. Por isso, buscamos fazer com que todos se sintam bem no trabalho”, comenta o diretor de Recursos Humanos, Rafael Jaworski.

 

As inscrições para participar da segunda edição do Troféu Sesi já estão abertas e a premiação é dividida entre micro, pequenas, médias e grandes indústrias do Paraná. Na primeira etapa, o GPTW avalia o clima organizacional para conceder a certificação. Empresas com notas superiores a 70 participam da segunda etapa: um questionário on-line em que o Sesi avalia melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar. O troféu é entregue para as organizações que obtiverem maior pontuação nas duas avaliações.

 

Inscrições: no site do GPTW, até 15/12/2020.

Mais informações no site oficial do Troféu Sesi no Paraná: https://www.sesipr.org.br/trofeusesi/

 

 

Foto: Mariana Wiedmer Fachini | Sistema Fiep