Notícia

Publieditorial

04/02/2020 - 14h29

Publieditorial – Por que conflitos são inevitáveis?

Artigo de autoria de Celso Derisso Filho, CEO do Grupo Derisso

 

 

Muitas pessoas pregam que é possível evitar um conflito. Eu acredito que isso seja impossível, até porque os conflitos não precisam ser necessariamente entre pessoas. Ele pode ocorrer da pessoa com ela mesma. Um exemplo básico disso é quando a pessoa não sabe se aceita um convite ou não, ou quando ela não sabe qual roupa colocar para uma ocasião especial.

 

Vejo muitos profissionais por aí querendo pregar técnicas e estratégias para se evitar conflitos, mas o meu grande questionamento é que eles são inevitáveis e, a grande pergunta ao meu ver, é o que você irá fazer quando os conflitos aparecerem, porque eles vão aparecer.

 

Existe uma frase dentro da Programação Neurolinguística (PNL) que diz que “o mapa não é o território”, onde o mapa é a nossa visão de mundo e o território é o mundo. Em outras palavras, isso significa que a nossa visão de mundo não é o mundo de verdade, mas, sim, o nosso ponto de vista sobre ele. Se questionarmos um milhão de pessoas, teremos um milhão de pontos de vistas diferentes.

Você conhece aquela pessoa que usa frases como “a verdade é essa” ou “porque essa é a realidade”, enfim, frases de generalização? Existem muitas pessoas assim por aí.

 

E por que existem muitas brigas, discussões e guerras? Muitas vezes pelo fato de uma pessoa querer “impor” o mapa dela sobre o mapa da outra pessoa, ao invés de entender que existem “mapas diferentes”.

 

Dentro das empresas, um líder de uma equipe de vinte pessoas tem que lidar com vinte mapas diferentes. O profissional de recurso humanos que lida com toda a empresa, terá inúmeros mapas para lidar.

 

As pessoas possuem experiências de vida, crenças e valores diferentes umas das outras e, tudo isso faz com que ela modifique, generaliza, omita ou distorça aquilo que ela presenciou ou interpretou da situação.

 

Se alguém deixa um objeto cair no chão, terão pessoas que dirão que a pessoa é atrapalhada, outras dirão que a pessoa não tem cuidado com nada, outras dirão que a pessoa estava nervosa e por isso jogou o objeto no chão. Percebe que cada um interpretará de maneira diferente?

 

Provavelmente, a pessoa que interpretou que a outra estava nervosa e por isso jogou o objeto no chão; provavelmente, ao longo da vida, ela presenciou cenas nas quais as pessoas jogavam objetos no chão quando estavam nervosas, então, ela passa a remeter que todos que jogam algo no chão é porque estão nervosos.

 

Eu costumo dizer muito nas palestras e treinamentos que eu ministro que, independente do que formos fazer, 80% se resume a entender de gente e 20% se resume a entender da parte técnica, pois não existe outra coisa no mundo que façamos a não ser lidar com gente. E onde há pessoa ou pessoas, existe conflito.

 

Por fim, eu continuo acreditando que não é possível evitar conflitos, mas que temos que aprender a lidar com eles quando eles aparecerem. Para ajudar nessa “empreitada”, trabalhar autoconhecimento e estudar sobre pessoas é fundamental. Pense nisso.

 

Grande abraço, atitude e sucesso!

Celso Derisso