Notícia

Pandemia

10/12/2020 - 01h18

Quase metade das empresas não possui um plano para a retomada do trabalho presencial

Apesar do despreparo, maioria esmagadora considera importante a implementação

 

 

Uma pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios mostra como a gestão dos trabalhadores foi alterada com a pandemia e como as companhias estão planejando a retomada aos escritórios. Foram feitas 438 entrevistas online com profissionais das empresas da base da VR Benefícios em todo o Brasil, entre agosto e setembro.

 

Segundo o levantamento, 81% das empresas entrevistadas consideram muito importante a implementação de um plano de retorno dos funcionários aos escritórios, de forma presencial. Porém, apenas 54% confirmaram que este planejamento já foi feito em suas companhias.

 

Entre as medidas de proteção que as empresas vão adotar estão, principalmente,  disponibilidade de álcool em gel (83%), entrega de máscaras (76%), desinfecção do ambiente de trabalho (72%), afastamento e suporte para o funcionário que teve contato com alguém que ficou doente (67%), treinamento sobre boas práticas no ambiente de trabalho (63%), identificação e gerenciamento de casos positivos na empresa (62%) e treinamento sobre cuidados pessoais e coletivos  (60%).

 

Entre as iniciativas que as empresas menos pretendem criar estão novos serviços de:

● 45% - transporte

● 42% - assistência médica/psicológica

● 42% - de alimentação

● 33% - realização de testes/exames em todo o quadro de funcionários

 

 

Satisfação em alta durante o trabalho remoto

O levantamento apurou também que a maioria das empresas acredita que seus funcionários estão tão satisfeitos com o emprego quanto antes da pandemia e que apenas 1 em cada 10 consideram que satisfação é menor.

 

"Notamos que o trabalho remoto aumentou a satisfação das pessoas inicialmente por permitir mais segurança para elas e suas famílias. Posteriormente, o engajamento e a satisfação aumentaram ainda mais com a percepção do tempo ganho na eliminação do deslocamento entre casa e trabalho. Mesmo assim, as empresas não podem descuidar da saúde mental dos funcionários. É um mundo novo em que incerteza pode virar estresse", explica Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador da VR.

 

Como foi o impacto da pandemia na gestão dos funcionários

A pesquisa mostrou ainda que 79% das empresas adotaram medidas de gestão de pessoas por causa da pandemia, como: antecipação de férias (66%), trabalho remoto (48%), carga horária reduzida (41%), suspensão de contrato de trabalho (34%), digitalização de processos e redução de salários (ambos com 28%)

 

 

Foto de abertura: Pixabay/Valentin_b90