Palestrante


Newton dos Anjos
Gerente Jurídico Trabalhista, Ambiental e do Contencioso Geral na Embraer S.A

Gerente Jurídico Trabalhista, Ambiental e do Contencioso Geral na Embraer S.A., terceira maior empresa de aviação do mundo e também uma das maiores exportadoras do Brasil, companhia onde também ocupou o posto de Presidente do Comitê de Ética e Conduta da Companhia. Sua atuação na companhia engloba atividades jurídicas empresariais no âmbito trabalhista, negociações individuais e coletivas de trabalho, contenciosos e passivos ambientais e compliance.

Graduado em direito pela UNG – Universidade de Guarulhos, Pós graduado em direito do trabalho pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Ciências Ambientais pela UNITAU – Universidade de Taubaté, especialização em Direito Empresarial – Módulo Contratos – In Company – GV-LAW – 2007 e Especialização em Liderança Empresarial – In Company – Fundação Dom Cabral - 2016.

Conselheiro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP em 2019 e membro dos seguintes institutos: Comitê de Legislação da Câmara do Comércio Brasil Estados Unidos, FRT - Fórum de Relações Trabalhistas, IPOJUR Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas e CIELO - Comunidad para la Investigación y el Estudio Laboral y Ocupacional. Também é Diretor Jurídico e Chief Compliance Officer da ABRIMOS – Associação Brasileira de Inovação e Apoio aos Refugiados e às Migrações para o Desenvolvimento Sustentável.

Palestrante nacional e internacional em congressos temáticos sobre a área trabalhista e ambiental, especialmente ligados às Migração, Negociações Individuais e Coletivas de Trabalho, entre outros.

Foi professor de graduação e pós graduação em direito do trabalho em Universidades, Coautor do livro: O primeiro ano da Lei 13.467 / 2017 - Reforma Trabalhista e autor de alguns artigos escritos para revistas da LTr, Revista dos Tribunais e Revista do Pacto Global da ONU.

Possui experiência na liderança de em negociações internacionais nos assuntos trabalhistas, ambientais e outros envolvendo órgãos públicos na América Central e Europa.

Como reconhecimento, ele e seu time ficaram entre as quatro equipes selecionadas para o Latin American Counsel Awards 2016, evento promovido pela Association Of Corporate Counsel (ACC) e International Law Office (ILO) para premiar a equipe jurídica trabalhista corporativa de maior destaque da América Latina.