Notícia

Mercado de Trabalho

23/02/2022 - 15h13

Mais de 70% das empresas pretendem fazer contratações no primeiro semestre de 2022

Entre os pesquisados, já há planos também para novas vagas nos seis meses seguintes

 

O mercado de trabalho está aquecido, segundo uma pesquisa realizada pelo InfoJobs, empresa de tecnologia para Recursos Humanos, na qual 73% das empresas respondentes pretendem contratar no primeiro semestre de 2022. Questionadas a respeito do principal motivo das novas admissões, 35% apontaram o momento da empresa; 24%, novas demandas de mercado; e 21%, reformulação de equipe e processos.

 

"Estamos otimistas com esse panorama. Só no primeiro mês do ano, percebemos no InfoJobs uma oferta de emprego 40% maior do que no mesmo período no ano passado. Isso mostra o quanto já nos adaptamos aos novos modelos de trabalho e também os impactos da vacinação na retomada econômica. Assim, para 2022 as expectativas são as melhores possíveis, seguindo essa tendência que já vínhamos acompanhando em 2021", afirma Ana Paula Prado, country manager do InfoJobs.

 

O levantamento mostrou ainda que, entre as 73% de instituições que visam novas contratações, 83% já estão com os processos seletivos em andamento, assim distribuídas: 33% oferecem de 1 a 3 vagas, 22% até 5 vagas  e 21% mais de 20 oportunidades. Das vagas abertas e planejadas, os níveis hierárquicos que se destacam são: auxiliar/assistente (22%), analista (22%) e especialista (15%), sendo que os recrutadores puderam selecionar mais de uma resposta no questionário.

 

"Com a pesquisa, destacamos um panorama também para o futuro, no qual os recrutadores responderam quantas vagas ainda pretendem abrir. Em 26% das empresas, a projeção é abrir mais de 20 vagas e em 24% existe uma expectativa de abrir até 5 posições. Independentemente da quantidade de oportunidades, a pesquisa mostra que a projeção para o primeiro semestre do ano é positiva, com o aumento de vagas formais no mercado de trabalho", conclui Ana Paula.

 

 

Foto de abertura: Freepik/Look Studio