Notícia

Mercado de Trabalho

16/02/2022 - 16h12

Brasil deve contabilizar mais de 700 mil vagas temporárias no primeiro trimestre

Apesar do cenário cauteloso, janeiro obteve o melhor resultado para o mês desde 2014

 

 

A Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) estima a criação de mais de 700 mil vagas temporárias no primeiro trimestre de 2022, volume que, de acordo com Marcos de Abreu, presidente da entidade, será puxado pela Páscoa redução da inflação e queda do dólar. Porém, a associação segue cautelosa nas projeções, já que também espera um decréscimo nas contratações pela indústria em fevereiro e março. "Além disso, ainda se encontra dificuldade em encontrar mão de obra nos pequenos municípios brasileiros, dificultando as contratações temporárias", frisa.

 

Tradicionalmente, as datas sazonais impulsionam as contratações temporárias em todos os setores. Segundo a Asserttem, em 2022, a Páscoa vai surpreender positivamente por causa da aceleração da indústria de chocolate desde dezembro do ano passado.

 

Tanto que a associação prevê que a data movimente cerca de 14 mil vagas temporárias neste trimestre.

 

INÍCIO DE ANO SURPREENDENTE

O mês de janeiro gerou 202.220 mil vagas temporárias, um aumento de 13,2% em comparação com o mesmo período de 2021, e o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2014. "O resultado foi uma grata surpresa, pois estávamos cautelosos de como seria o resultado deste 1º trimestre e vimos que ele deve surpreender positivamente se tomarmos janeiro como base", diz o presidente da Assertem.

 

De acordo com dados da entidade, o setor da indústria foi responsável por 55% das contratações temporárias, seguido pelo de serviços (35%) e comércio (10%).

 

"Prevíamos uma redução nas contratações devido à pandemia e inflação. Mas, nenhum desses fatores foi suficiente para segurar as contratações temporárias no mês de janeiro. Os fatores climáticos anteciparam a colheita de soja, o que impactou nas contratações da indústria de alimentos. Além disso, a melhoria na recepção de componentes importados da China liberou a indústria para produzir neste período do ano" completa Marcos. 

 

O trabalho temporário no Brasil está previsto na Lei Federal 6.019/74 e no Decreto nº 10.854/2021.

 

 

Foto de abertura: Freepik/Yanalia