Notícia

Liderança

13/08/2020 - 19h06

Especialista recomenda cinco protocolos para liderar em ambientes instáveis

Mudança no estilo de liderança na volta ao trabalho presencial pode aumentar a produtividade e os resultados

 

Em tempos de crise, como a situação ocasionada pela Covid-19, as organizações têm a necessidade de se reorganizar para lidar com as adversidades impostas pelo cenário. O momento é de criar meios para não prejudicar as atividades e consecutivamente os resultados. Na linha de frente das empresas estão os líderes que precisam reconfigurar o método de trabalho para manter a produtividade.

 

Para o especialista em liderança e gestão Sergio Lopes, agora é o momento de resgatar as experiências e os aprendizados que foram adquiridos no período do home office. “Se você é líder em organizações de qualquer natureza, poderá usufruir dos aprendizados dos tempos de home office, em que precisou confiar plenamente nas pessoas para que mantivessem a empresa em funcionamento. E viu que isso é possível, mesmo a distância. O melhor campo de aprendizado para a liderança é a experiência”, aconselha.

 

A liderança é um exercício diário de enfrentamento e os desafios fazem parte da rotina. O especialista ainda orienta que os líderes não devem utilizar o modelo comando e controle durante desempenho da gestão. “Se esse estilo de liderança já estava fadado ao desaparecimento, certamente os tempos de quarentena mostraram que em cenários assim isso não funciona”, explica.

 

A transformação é constante e a liderança se depara com situações adversas que exigem a todo momento decisões por isso o profissional listou os protocolos essenciais para o momento.

 

CONSIDERAÇÃO

Em primeiro lugar, seja líder de você mesmo. Autoconsciência, autogestão e consciência social são elementos fundamentais neste momento. Esses conhecimentos são competências emocionais que auxiliam o líder a entender o momento e as dificuldades que ele e seus colaboradores estão passando o que facilita na gestão dos contratempos diários.

 

ESPERANÇA

Um líder deve promover mudanças pessoais, combinar objetivos e estratégias para que os liderados acreditem que é possível atravessar os momentos de adversidade com êxito.

 

COMPAIXÃO

Exercer empatia é um ato de compaixão. A empatia sugere o desejo intenso de se conectar com o outro e essa conexão pode ser estabelecida por meio do diálogo. A comunicação é importante para entender o sentimento do outro.

 

VULNERABILIDADE

É necessário que o líder admita a existência da vulnerabilidade. Ele não possui todas respostas e precisa da ajuda e cooperação da equipe para desenvolver as atividades.

 

GENTILEZA

Esse elemento indica que o líder deve ter um olhar compreensivo e sensível para sua equipe colocando em prática todos os protocolos. A aplicação desses itens em conjunto produzem uma liderança mais estratégica e humana.

 

“Sua equipe está em um novo nível de autonomia e responsabilização e irá cobrar de você a mesma confiança no presencial dos tempos da quarentena. Não tenha medo! Funcionou não é mesmo? Aproveite você também para ir para um outro patamar de liderança, mais humano, onde a confiança impera”, finaliza. 

 

Imagem de abertura: Miguel Á. Padriñán/Pexels