Notícia

Jovens Profissionais

14/10/2021 - 09h06

Mars lança o TransforMars, programa exclusivo para estudantes negros

Iniciativa faz parte do Programa de Estágio 2022 e propicia mentoria aos participantes

 

 

A centenária Mars, proprietária de marcas como M&M's, Snickers, Pedigree e Whiskas, está com inscrições abertas, até 15 de outubro, para seu Programa de Estágio 2022. Junto com ele, aberto a todos os jovens universitários do último e penúltimo ano do curso superior, a empresa lançou o Transformars, para oferecer mentoria exclusiva aos candidatos negros.

 

Segundo Priscila Molina, gerente da área de Early Talent, a empresa tem acelerado fortemente sua agenda de diversidade e já anunciou também compromissos de equidade de gênero e aumento da representatividade de raça na liderança. "Queremos ampliar a atração de estudantes negros para o processo seletivo do Programa de Estágio e entendemos que aumentar a visibilidade da Mars entre os estudantes das universidades e cidades onde temos unidades é uma forma de dar oportunidade de carreira, desenvolvimento e empregabilidade", completa ela.

 

No programa de estágio 2022, as vagas são destinadas para as áreas de Compras, Corporate Affairs, Marketing, Tecnologia, Jurídico, Logística, Manufatura, Pesquisa em Desenvolvimento, Finanças, Vendas e Supply Chain. Os candidatos do TransforMars concorrerão às mesmas vagas, porém contarão com um programa de desenvolvimento de cinco dias e poderão ganhar duas sessões de mentoria. A semana de desenvolvimento será aberta para todos os estudantes negros

 

Para participar das sessões de mentoria, os interessados precisarão gravar um vídeo respondendo à pergunta: O que você sugere que as empresas façam para que os Programas de Estágio sejam mais inclusivos? A Mars irá escolher as 10 melhores respostas e os selecionados serão elegíveis a duas sessões de mentoria, sendo uma com um estagiário atual e a segunda com um colaborador da empresa, e ainda terão vaga garantida na etapa final de entrevistas com os gestores.

 

"Os mentores farão duas sessões com os candidatos, os gestores das vagas em aberto entrevistarão os finalistas e após a avaliação devem dar um parecer estruturado, caso o candidato não seja aprovado. Queremos proporcionar uma experiencia positiva e de desenvolvimento para todos que participarem deste projeto", explica Erica Alves, coordenadora de Recrutamento. "Também iremos premiar a melhor resposta, já que através desses vídeos, os candidatos também irão nos ajudar a continuar melhorando nosso programa de estágio como um todo", complementa.

 

O processo seletivo para o estágio será 100% online e dividido em duas etapas. A primeira é composta por entrevistas digitais on demand, nas quais os candidatos gravam suas respostas. A etapa foi desenhada para dar maior flexibilidade aos estudantes e avaliar as competências requeridas para cada posição. Já a segunda fase é uma nova entrevista com o gestor da área, incluindo apresentação de um business case. A mudança do modelo tradicional de recrutamento, que se deu por conta da pandemia, não impactou na adesão dos candidatos.

 

De acordo com Marcele Gianmarino, gerente de diversidade e inclusão da Mars Brasil, a companhia acredita que as equipes de liderança e a representação associada devem refletir a raça e a etnia da força de trabalho nos mercados em que atua. "Aumentar a representação das minorias raciais entre a nossa gestão de linha nos negócios em 30% até 2030 é nossa principal ambição agora. Além disso, promoveremos oportunidades ampliadas para todas as minorias raciais em toda a nossa força de trabalho total", finaliza.

 

Foto de abertura: William Fortunato/Pexels