Notícia

Jovens Profissionais

07/11/2019 - 17h57

Programa de trainee da Puratos tem foco no público feminino

Processo seletivo tem a primeira etapa totalmente realizada via chatbot

 

A Puratos, empresa belga de panificação, confeitaria e chocolate, abriu o processo seletivo para seu programa de trainee, que, neste ano, tem como slogan Lugar de mulher é onde ela quiser.  O programa de 2019, desenvolvido em parceria com a 99Jobs, tem como objetivo contratar mulheres para trabalhar em Finanças, Operações e Marketing. “Na Puratos, 36% das posições de alta liderança são ocupadas por mulheres na América Latina. Até 2023, a empresa tem a meta de chegar a 50%”, afirma Danielle Arraes, vice-presidente de RH na América Latina.

 

O programa, que neste ano conta com três vagas, tem duração de três anos e oferece treinamentos técnicos e comportamentais, mentoria, experiência internacional, interações com diversas áreas, além de networking com executivos do time global e trainees das demais unidades internacionais.

 

Outra novidade é o formato de seleção: a primeira etapa do processo seletivo é online, via Chatbot, e é a robô Silvia, uma atriz que assume a representação de uma liderança feminina da Puratos, quem conduzirá a interação com as candidatas ao longo da inscrição.

 

Enquanto fornecem suas informações pessoais e realizam os desafios on-line da primeira etapa, as candidatas se deparam com temas como  Sororidade (união entre mulheres na busca de objetivos comuns), Mansplaining (o homem usa seu tempo para explicar algum assunto sobre o qual a mulher já conhece), Gaslighting (quando o homem leva uma mulher a achar que se exaltou ou está enganada sobre algum assunto), Bropriating (quando o homem se apropria da ideia de uma mulher e leva o crédito por ela), dentre outros. Os conteúdos foram produzidos diretamente pelas próprias lideranças femininas da companhia como a VP de RH, a diretora de vendas, de pesquisa e desenvolvimento, e até da CEO da Puratos, Simone Torres.

A robô Sílvia foi desenvolvida pela 99Jobs, HRtech referência em matching de valores, e simula perguntas para o RH da empresa como se estivesse dando voz a questionamentos que as mulheres gostariam de faze, mas muitas vezes não têm oportunidade. E o posicionamento da companhia sobre esses temas é trazido de forma clara. As perguntas vão desde como abordar situações salariais desiguais, horários de trabalho difíceis para quem tem filhos, até como ser ouvida em lugares com alta liderança inteiramente masculina, ou ainda o que fazer para conseguir se posicionar em uma reunião e não ser interrompida várias vezes.

 

Segundo Simone Torres, CEO da Puratos, o processo de trainee, que visa empoderar as mulheres, apenas reafirma o posicionamento da companhia. “A Puratos é uma empresa que acredita na equidade de gêneros, prova disso é a presença feminina em cargos usualmente ocupados por homens, como diretoria de vendas e de pesquisa e desenvolvimento. Com a implementação de um programa que tem como objetivo empoderar as mulheres, proporcionando conteúdo de qualidade a elas, queremos compartilhar nossos valores não só com as escolhidas, mas com todas as candidatas que participarem desta edição”.

 

Para Du Migliano, CEO da 99Jobs, o destaque inovador do processo se deve à união da tecnologia com os atributos culturais da empresa e a atual conjuntura econômico-social. "Além de contribuir para empoderar e auxiliar mulheres de diferentes classes e fases profissionais a encontrarem o trabalho que elas amam, em empresas com propósitos similares aos delas, também estamos contribuindo para diminuir o importante gap que ainda temos na equidade de gêneros nas posições de liderança".

 

Para os homens que desejam se candidatar a vagas, a empresa os convidará para outras vagas da organização, dando chance de também integrarem o time.                                                                                   

Foto: Davi Sá