Notícia

Indicadores

26/05/2022 - 10h48

Pesquisa mostra insegurança de brasileiro sobre volta ao modelo presencial

E, na contramão do movimento mundial de demissões voluntárias, 80% estão satisfeitos com o trabalho atual

 

Depois de dois anos de pandemia de covid-19, qual é o seu nível de satisfação com o retorno ao escritório? Como o uso de tecnologias vem facilitando seu trabalho híbrido? Estas são algumas das questões respondidas na pesquisa O Novo Mundo do Trabalho.

 

Encomendada pela empresa de soluções na nuvem ServiceNow, a pesquisa foi realizada pela área de Data & Intelligence da Edelman América Latina em março, com 1,5 mil pessoas que trabalham em escritórios no Brasil e no México, e revela o que “o futuro do trabalho” significa para funcionários dos dois maiores países da América Latina.

 

SATISFAÇÃO MARCA OS DOIS MERCADOS

Entre os principais resultados da pesquisa, alguns chamam atenção pela similaridade entre os dois países. Por exemplo: tanto os mexicanos (71%) quanto os brasileiros (79%) estão satisfeitos com seus empregos atuais, situação que aumentou com o trabalho remoto. A maioria (80%, em ambos os países) não quer mudar de emprego dentro do próximo ano – número considerável quando olhamos para o cenário recente da grande demissão voluntária nos Estados Unidos, tendência global em que milhões de trabalhadores se dizem insatisfeitos com seu trabalho. 

 

Em ambos os países, sete a cada dez funcionários de escritório estão trabalhando de casa por ao menos dois dias por semana. Para 61% dos brasileiros, o home office melhorou a satisfação com o trabalho e para 88% a produtividade está igual ou melhor do que no escritório físico. No México, são 59% e 91%, respectivamente. Entre os entrevistados do Brasil, o aumento de produtividade se deve, principalmente, às horas mais flexíveis (58%) e a diminuição do tempo gasto com transporte e o trânsito (54%).

 

“Os resultados da pesquisa oferecem um recorte no espaço de experiência do funcionário, que está se tornando cada vez mais importante para empregadores e KOLs em meio à volatilidade do mercado de trabalho no Brasil e globalmente”, afirma Katia Ortiz, country manager da ServiceNow no Brasil.

 

RETORNO AO ESCRITÓRIO

Para 82% dos entrevistados, seu empregador está preparado para o retorno ao escritório, mas apenas 33% se sentem completamente à vontade para voltar ao trabalho no local imediatamente. Mais da metade (66%) dos brasileiros sente ansiedade em relação ao retorno. No México, apesar de 79% afirmarem que consideram que sua empresa esteja preparada para o retorno ao trabalho presencial, apenas 32% se consideram preparados para o retorno.

 

O levantamento revela ainda uma série de tendências que devem influenciar o futuro modo de vida do trabalhador frente ao “novo normal”. A tecnologia é um fator-chave de produtividade e satisfação no trabalho. As tecnologias de comunicação são as mais adotadas enquanto a satisfação é alta com aplicativos de comunicação, colaboração, RH e gerenciamento de trabalho. A adoção tecnológica varia de acordo com o setor e a satisfação com as tecnologias varia de acordo com a faixa etária.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DEVE CRESCER

Outro dado que une Brasil é México é a utilização de Inteligência Artificial no trabalho. Enquanto quase todo brasileiro (95%) espera que a tecnologia ajude a reduzir trabalhos operacionais no futuro (no México são 81%), há baixa adoção de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), pois apenas 24% dos trabalhadores já a utilizam no trabalho (18% no México), mostrando o potencial para que a tecnologia aumente sua influência e ganhe espaço nos escritórios, nos próximos anos.

 

A IA é apontada como responsável por proporcionar mais tempo livre ao trabalhador (65% no Brasil, 67% no México), além de oferecer rastreamento de progresso mais efetivo e com menos erros, o que gera menos stress ao funcionário, segundo 56% (46% no México). Chatbots, tarefas de rotina automatizadas, backups de computadores e e-mails são as aplicações de IA mais utilizadas, até hoje.

 

Foto: Freepik/DC Studio