Notícia

Indicadores

25/05/2022 - 14h40

Para 57% dos executivos brasileiros, inovação é um pilar da estratégia corporativa

Estudo da Logicalis também mostra que 33% das empresas participam de hubs de inovação

 

 

 

A Internet das Coisas (IoT) apresenta elevado nível de sinergia com o avanço do tema de inovação nas empresas, uma vez que o desenvolvimento de soluções depende de abordagens não triviais. Segundo a quinta edição do estudo IoT Snapshot, desenvolvido pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de TIC, para 57% das companhias brasileiras e 42% das hispano-americanas (presentes em países da América Latina que foram colônias da Espanha), inovação é um pilar estratégico.

 

Elaborado a partir de entrevistas realizadas com 255 executivos, o estudo mostra que 33% das organizações brasileiras e 13% das hispano-americanas participam de hubs de inovação, visando à aproximação com startups, mostrando que o tema vem ganhando destaque na percepção dos executivos em relação à estratégia corporativa.

 

“Durante o desenvolvimento desta edição do IoT Snapshot, percebemos que a tecnologia não tem apenas o potencial para apresentar soluções para os desafios atuais durante a crise, mas também a capacidade de transformar e resolver velhos problemas nos mais diversos setores do mercado”, comenta Yassuki Takano, diretor de Consulting Services na Logicalis.

 

Tanto no Brasil quanto na América Hispânica, cerca de 30% das empresas contam com processos internos focados em inovação ou orçamento dedicado à área. Apesar disso, apenas 18% das empresas brasileiras e 22% das hispano-americanas incluem o tema de inovação dentro de seus programas de capacitação, o que pode revelar que as empresas ainda têm poucas ações estruturadas ou apresentam ações de abrangência restrita sobre o tema.

 

“Ter práticas de inovação desenvolvidas pode ser benéfico para o avanço de IoT, porém, ainda existe um longo caminho a ser percorrido em termos de ações estruturadas para a implantação do tema dentro das companhias”, finaliza Takano.

 

 

Foto: Pixabay/Geralt