Notícia

Indicadores

11/01/2022 - 11h43

Plano de saúde é o benefício mais desejado para 2022

Pesquisa da Onze também aponta os benefícios decisivos na hora de aceitar ou não um novo emprego

 

 

Uma pesquisa realizada pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, com 2.755 pessoas que trabalham em regime de CLT em mais de 1.800 empresas, mostrou quais são os benefícios mais oferecidos pelas companhias brasileiras e os mais desejados pelos colaboradores para 2022.

 

Segundo o levantamento, plano de saúde (36%), incentivos a cursos (33%), previdência privada e planos de academia (27% cada) ocupam o topo da lista de mais desejados. Apesar das preferências, os benefícios mais oferecidos atualmente pelas empresas são: plano de saúde (57%), vale-alimentação (54%) e assistência odontológica (44%).

 

"O estudo prova que os benefícios que mais se destacam e, portanto, têm mais potencial de reter talentos são aqueles que cuidam do bem-estar intelectual (cursos), financeiro (previdência) e físico dos colaboradores (plano de saúde e planos de academia)", Antonio Rocha, CEO da Onze.

 

Outra conclusão do estudo foi que, possivelmente por conta da crise econômica que chegou com a pandemia e seus impactos, colaboradores e empresas passaram a valorizar mais os benefícios voltados ao bem-estar financeiro na comparação com o anterior. Prova disso é que, em 2020, a previdência privada aparecia em 7º lugar entre os benefícios mais oferecidos (17%) e era o 6º mais desejado (19% da preferência). Neste ano, subiu para o 4º lugar na lista de benefícios mais oferecidos (24%) e 3º lugar na lista de mais desejados ( 27%)

 

A Onze perguntou também quais benefícios os colaboradores consideram decisivos para uma troca de emprego e descobriu que as preferências mudam à medida que o salário aumenta. Na análise geral, a maioria elegeu plano de saúde (66%), vale-alimentação (43%) e horário flexível (31%) como os mais importantes na decisão. Porém, quando a renda do profissional está entre três e seis salários mínimos, a previdência privada sobe para o terceiro lugar (33%), atrás do plano de saúde (66%) e do vale-alimentação (41%). E quando a renda está entre seis e dez salários mínimos, ela aparece em segundo lugar na lista de decisores (49%), atrás apenas do plano de saúde (68%).

 

"Saber quais benefícios mais atraem os colaboradores em suas diferentes faixas salariais é essencial na hora de traçar políticas efetivas de atração de talentos", afirma Antonio.

 

O estudo também mostrou que quanto mais benefícios oferecidos, maior o contentamento dos colaboradores com o atual emprego: as empresas com maior grau de satisfação são as que oferecem a partir de 11 benefícios.

 

Foto de abertura: Freepik/ijeab