Notícia

Indicadores

06/08/2021 - 15h36

Apenas 7,5% das oportunidades de trabalho oferecem licença-paternidade estendida

Áreas administrativa, comercial e de tecnologia são as que mais ofertam o benefício, segundo a Catho

 

Levantamento realizado pela plataforma de empregos Catho revelou que a adesão à licença-paternidade estendida tem se tornado uma tendência entre as empresas. O estudo mostrou que 7,5% das vagas contaram com o benefício para os trabalhadores, sendo 45% delas para atuar nos setores de informática, administração e varejo, respectivamente.

 

“Antigamente, o colaborador podia tirar apenas um dia útil designado para registrar filho. Atualmente esse período já passou para cinco. Essa é a licença assegurada por lei, mas podemos perceber uma evolução no mercado de trabalho, em que as empresas estão entendendo a necessidade do vínculo pai e filho e oferecendo, cada vez mais, mesmo que a passos curtos, vagas com benefícios de licença-paternidade mais longas. E esse movimento é um importante passo para que a sociedade entenda a necessidade da responsabilidade compartilhada entre pai e mãe, explica Patricia Suzuki, CHRO da Catho.

 

No primeiro semestre do ano, as áreas com mais vagas que disponibilizaram esse tipo de benefício são Informática (18%), Administração e participação (16%) e Comércio Varejista (10%). Dentro desse universo, os cargos que mais oferecem um tempo maior para os recém pais ficarem com os filhos são de administradores comerciais, técnicos em informática, especialistas em TI, engenheiros da computação e profissionais financeiros/administrativos.

 

 

Foto: Josh Willink/Pexels