Notícia

Indicadores

12/05/2021 - 17h28

Mais de 47% dos profissionais negros não têm sensação de pertencimento às empresas

Pesquisa revela ainda que mais da metade já sentiu discriminação racial no trabalho

 

 

A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada, em março, pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, com 245 profissionais negros no Brasil, 47,8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou já trabalharam.

 

O levantamento também mostra que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda a ter senso de pertencimento. Esse dado demonstra que as companhias precisam estar atentas ao que acontece no ambiente de trabalho para que consigam desenvolver iniciativas de valorização ao funcionário, aumentando assim a motivação e o engajamento dos colaboradores em suas atividades diárias.

 

DISCRIMINAÇÃO

A discriminação racial e o fato de não se sentir confortável para se expressar com autenticidade são alguns dos fatores que refletem na falta desse sentimento em ser reconhecido como parte de um time, por exemplo. Ainda, 36% dos entrevistados afirmaram que poder ser autêntico no trabalho contribui para a concepção de pertencimento dentro da companhia.

 

"A pesquisa mostrou que 60% dos profissionais entrevistados já sentiram discriminação racial no ambiente de trabalho e quase 47% afirmou já ter presenciado cenas de discriminação", salienta Vitor Del Rey, presidente do Instituto Guetto.

 

Segundo ele, muitas vezes o preconceito vem disfarçado de piada, surge em rodas de conversa em tom de brincadeira –o chamado racismo recreativo – ou mesmo em olhares e diferenças de tratamento. "O RH precisa estar atento porque nem todos vão denunciar uma atitude de discriminação, mas coibir essas práticas e desenvolver ações no sentido de aumentar o senso de pertencimento desses profissionais vai fazer toda a diferença até mesmo na produtividade", afirma. Também é preciso criar um ambiente de segurança institucional para que o colaborador possa denunciar práticas racista, inclusive de forma anônima, pois isso fortalece a posição da empresa de não tolerar tais práticas.

 

 

INCLUSÃO E PERTENCIMENTO

Quando perguntados quais práticas acreditam que mais podem ajudar na educação e disseminação de informação dentro das empresas para criar um ambiente mais aberto à inclusão e ao pertencimento de pessoas negras, 68% disseram que uma formação antirracista continuada pode ser um dos caminhos adotados pela companhia. Além disso, 40% acreditam que um programa de letramento racial é outra ferramenta eficaz.

 

Medidas efetivas de combate à discriminação racial e ao racismo precisam fazer parte da cultura organizacional da empresa. "Vemos muitas empresas adotando discursos em prol da diversidade, com programas de recrutamento específicos para profissionais negros, mas é preciso ir além, desenvolver ações que possam ser aplicadas e que façam a diferença no dia a dia da empresa", ressalta Vitor.

 

Foto de abertura: Fauxels/Pexels