Notícia

Indicadores

27/04/2021 - 15h38

Para 72% dos recrutadores, saber trabalhar em equipe é a habilidade comportamental mais desejada

Proatividade, resiliência e ética estão entre outros atributos observados

 

 

As transformações ocasionadas pela pandemia nas empresas consolidou a busca por profissionais com competências que contribuiam com o desenvolvimento do negócio. Nesse cenário, além das aptidões técnicas, algumas características são fundamentais, principalmente aquelas relacionadas ao perfil comportamental de candidatos e colaboradores, as chamadas soft skills. Para 72% das mais de 500 empresas ouvidas pela Catho no Guia Tendências de RH 2021, a capacidade de trabalhar em equipe é a habilidade mais valorizada neste ano.

 

Antes da pandemia, essa já era uma habilidade essencial para garantir os resultados dos negócios, mas, no atual cenário, se tornou imprescindível para o cumprimento das metas em meio ao cenário mais desafiador.

 

"Isso se explica também pelo fato de que um time de trabalho que trabalha de forma colaborativa potencializa os resultados, pois reage muito bem diante de desafios. Além disso, profissionais com essa habilidade costumam levar consigo outras competências, como boa comunicação interpessoal e flexibilidade", explica Patricia Suzuki, diretora de Gente e Gestão da Catho.

 

Ainda segundo o guia, outras habilidades buscadas e valorizadas pelas empresas entre os profissionais são a proatividade (68%), flexibilidade (67%), resolução de problemas (65%), resiliência (61%), ética (59%) e relacionamento interpessoal (55%).

 

"Em se tratando do momento atual de grandes adversidades e também no desenvolvimento de uma trabalho remoto saudável, essas soft skills ajudam a manter a segurança e o equilíbrio dos profissionais", complementa Patrícia.

 

Foto de abertura: Pexels/Fox