Notícia

Indicadores

11/03/2021 - 16h05

Estimulados pela pandemia, 53% dos brasileiros consideram mudar de emprego

Pesquisa global da Kaspersky aponta qualidade de vida e aumento de salário como principais motivadores

 

Em meio à pandemia global da Covid-19, e apesar da alta do desemprego no país, 53% dos profissionais brasileiros consideram mudar de emprego nos próximos 12 meses, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky empresa global de cibersegurança. Ainda de acordo com o levantamento, 30% dos entrevistados preferem permanecer no emprego atual e outros 17% não têm uma opinião formada sobre o assunto. Intitulado Protegendo o Futuro do Trabalho, o estudo entrevistou mais de 8 mil funcionários de empresas de pequeno a médio porte (máximo de 250 funcionários) em 18 países, entre eles,além do Brasil, estão China, Alemanha, Estados Unidos, Emirados Árabes, México e África do Sul.

 

A pesquisa também apontou grande diferença entre o resultado brasileiro e a média global, que foi de 35%. Dentre os principais motivos para mudança na carreira, os brasileiros citaram manutenção de um equilíbrio justo entre a vida pessoal e profissional (50%) e o desejo de receber salário mais alto (49%). Isso porque a pandemia permitiu que esses profissionais passassem mais tempo em casa com a família, além de buscar novos interesses pessoais e descobrir novos hobbies.

 

Já procurar uma função mais significativa é o terceiro motivo (31%). É muito provável que os eventos online de 2020 tenham permitido aos funcionários repensarem seu formato de trabalho, bem como perceber o valor de seu tempo e como pretendem aproveitá-lo.

 

"Ao refletirem sobre seus desejos e capacidades, os profissionais criam uma realidade de trabalho. Tanto mudando de emprego quanto mantendo suas funções atuais, eles se empenham em manter os benefícios do trabalho remoto e em ambientes mais confortáveis. Mas, para isso, precisam aplicar a atitude adequada, aprender a ser flexíveis e trabalhar de maneira mais inteligente. E, claro, precisam assumir a responsabilidade por sua confiabilidade e segurança. Afinal, isso pode até se tornar uma vantagem competitiva aos olhos dos empregadores", comenta Claudio Martinelli, diretor geral da Kaspersky para a América Latina.

 

Foto de abertura: Jeshoots.com/Unplash