Notícia

Indicadores

15/01/2021 - 10h53

88% dos C-level do Brasil estão um pouco ou muito confiantes sobre contratações, aponta pesquisa

Apenas 3% planejam reduzir o número de funcionários nos primeiros meses do ano

 

Pesquisa recente da Robert Half com 1.800 executivos C-level em seis dos seus principais mercados internacionais indica que 88% dos líderes de negócios do Brasil estão “um pouco” ou “muito confiantes” sobre as perspectivas de crescimento no primeiro semestre de 2021. O Brasil é o país onde a percepção de crescimento é a maior (88%), seguido pela França e Reino Unido (78%), Austrália (77%), Alemanha (72%) e Bélgica (69%).

 

De maneira geral, as oportunidades de expansão dos negócios (41%) e a aceleração da transformação digital, com a adoção de novas tecnologias (36%) são as razões que mais influenciam as perspectivas mais otimistas, ao passo que o clima econômico e político dão o tom mais pessimista.

 

Enquanto a turbulência do mercado induzida pela pandemia faz com que 61% dos empregadores pesquisados no Brasil planejem manter o quadro de funcionários, ante a média de 66% dos demais países, 23% das empresas estão expandindo sua força de trabalho, adicionando de forma ativa novas posições – níveis que tendem a aumentar no Brasil (33%) e na Austrália (32%) e diminuir na Europa Continental e no Reino Unido (17%). Apenas 8% pretendem congelar totalmente o quadro de funcionários e 3% planejam reduzir o número de funcionários durante os primeiros meses de 2021.

 

Esses dados apoiam o redimensionamento da força de trabalho e as mudanças de contratação que a Robert Half vem observando desde os primeiros dias da pandemia, em que as empresas redirecionaram suas prioridades de negócios em resposta às mudanças nas demandas do mercado e adotaram processos operacionais e de planejamento mais baseados em dados juntamente com estratégias rápidas de transformação de talentos para construir forças de trabalho mais resilientes, adaptáveis e ágeis.

Considerando isso, as TOP 5 contratações prioritárias para o primeiro semestre de 2021 abrangendo Tecnologia, Finanças e Contabilidade e funções gerais de escritório, na opinião dos entrevistados:

 

Mario Custodio, diretor de Executive Search da Robert Half, agilidade de negócios, adaptabilidade e aumento da propensão do gerenciamento de risco e do planejamento futuro continuam sendo as principais prioridades para muitas empresas à medida que implementam suas estratégias de recuperação e reconstrução no início do ano. “Esses mesmos atributos provavelmente também podem ser marcas registradas da evolução do futuro do trabalho no longo prazo. Enquanto a mudança parece ser a única constante dentro de um ambiente de negócios volátil, muitas empresas estão lutando para encontrar o talento que precisam para apoiar as novas prioridades de negócios desencadeadas pela pandemia. Os profissionais que contam com as habilidades exigidas sabem que ainda têm opções, e os empregadores devem perceber que precisam oferecer salários e benefícios competitivos para reter os profissionais-chave, bem como atrair e garantir os melhores candidatos durante este ano – e os que virão.”

 

Foto de abertura: Lukas590/Pexels