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21/10/2020 - 18h02

Levantamento aponta as soft skills mais procuradas pelas empresas em 2020

Iniciativa da Revelo teve como base as necessidades de 16 mil companhias que buscam profissionais

 

 

Comunicação assertiva, aprendizagem contínua, autogerenciamento, capacidade de resolução de problemas e relacionamento interpessoal são as cinco habilidades comportamentais (soft skills) mais procuradas pelas empresas em 2020, segundo a Revelo, empresa de tecnologia para RH. Com uma base de 16 mil empresas e 1,5 milhão de candidatos cadastrados, a Revelo fez o cruzamento entre o que as companhias precisam contratar e quais são as habilidades dos candidatos. Dessa forma, identificou quais são as soft skills mais buscadas e também aquelas que mais faltam no mercado.

 

“Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais com qualificação técnica (hard skills). Porém, existem outras competências não tão fáceis de serem mensuradas e explicadas em entrevistas, mas que são igualmente importantes. Elas afetam diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe. Por exemplo, a forma como um profissional lida com as suas emoções, como resolve problemas e seu jeito de se comunicar com o colega de empresa”, comenta Patrícia Carvalho, CMO (Chief Marketing Office) da Revelo.

 

Em 2020, na primeira posição do ranking das habilidades mais buscadas pelas empresas está a comunicação assertiva, o que, na visão de Patrícia, reforça ser indispensável passar mensagens com clareza para a equipe e para a liderança. “As consequências de uma demanda interpretada erroneamente podem ser diversas. Além disso, é responsabilidade do comunicador garantir que a mensagem chegue ao ouvinte de forma clara”, completa.

 

Em segundo lugar no ranking está a aprendizagem contínua. A empatia e a capacidade de aceitar e dar feedback podem fazer a diferença. Já o autogerenciamento ocupa a terceira posição. “É característica imprescindível para ser mais produtivo e motivado no trabalho. A capacidade de se autogerenciar é saber definir os objetivos para o próprio desenvolvimento. Além disso, é o exercício de empatia, a metodologia de comunicação não violenta cria pontes e melhora o clima das equipes”, destaca a executiva..

 

No quarto e no quinto lugar, consecutivamente, a postura de resolução de problemas e condução de relacionamento interpessoal. A quarta skill vai além da decisão de solucionar empecilhos do dia a dia. É a capacidade de decifrar questões nem sempre tão bem determinadas, fragmentando o problema até alcançar a solução. Já a conduta interpessoal necessita que, independentemente de ter ou não afinidade com os colegas de trabalho, é preciso interagir bem para uma convivência harmônica. “A diversidade é um exercício diário nas empresas”, enfatiza Patrícia. Segundo ela, todas essas habilidades comportamentais são avaliadas no momento de escolher um candidato e são observadas desde o primeiro minuto de uma entrevista de trabalho. “São características que sinalizam se o profissional vai ter êxito no trabalho ou não”, finaliza.

 

Foto de abertura: Andrea Piacquadio/Pexels