Notícia

Indicadores

31/08/2020 - 19h21

48% das empresas devem manter entrevistas de emprego online no pós-pandemia

Modalidade remota dobrou durante o período de isolamento social

 

 

Adotadas pelas empresas com maior frequência na nova rotina do isolamento social, as entrevistas de emprego online devem permanecer depois que a pandemia passar. É o que aponta a pesquisa realizada com 1.000 empresas por todo o país pela Weseek, HR tech de consultoria de recrutamento e seleção digital da Catho, em que 48% das corporações respondentes afirmam que pretendem realizar processo de recrutamento de maneira remota.

 

O levantamento, realizado em parceria com as empresas Catho, Gelatina, Sólides e Yube, mostra ainda que a prática de entrevista online quase dobrou, passando de 23% para 42% durante os primeiros quatro meses da pandemia.

 

Ainda, para 65% das companhias a inserção da tecnologia em processos tradicionais de RH trouxe confiança e inovação. E, com a maior aceitação, veio também a necessidade de adequação tecnológica: 58% das empresas contrataram softwares de videochamadas e 22%, de recrutamento integral online.

 

"A entrevista é o momento de avaliar os atributos socioemocionais e analisar profundamente o conhecimento dos candidatos. Para essa etapa, a tecnologia agrega maior agilidade, por não precisar de deslocamento e, principalmente, assertividade quanto à escolha do candidato, visto que com auxílio de programas de videochamadas é possível rever entrevistas", explica João Kobayashi, cofundador da HR Tech Weseek. Para ele, a avaliação positiva comprova que as empresas absorveram rapidamente a digitalização imposta pela necessidade de home office.

 

Foto de absrtura: Dylan Ferreira/Unplash