Notícia

Indicadores

17/08/2020 - 12h33

Trabalho do futuro será uma mistura fluida de colaboração pessoal e remota

Estudo da Microsoft aponta: 82% dos profissionais querem políticas de trabalho a distância mais flexíveis

 

A adoção do modelo de home office em virtude da pandemia da Covid-19 tem levantado uma série de questionamentos sobre o futuro do trabalho presencial nos escritórios. Um relatório divulgado pela Microsoft indica que a tendência é que escritórios físicos continuem a existir e que o trabalho do futuro caminha para ser uma mistura fluida de colaboração pessoal e remota.

 

De acordo com o levantamento, que ouviu 2.285 pessoas de seis países – Estados Unidos, Alemanha, Itália, México, China e Reino Unido – que estão trabalhando remotamente, cerca de 82% esperam ter políticas de trabalho remoto mais flexíveis no cenário pós-pandemia e 71%, entre gestores e colaboradores, expressaram o desejo de continuar trabalhando em casa pelo menos parcialmente.

 

Ainda assim, muitos profissionais afirmaram que a falta de infraestrutura para o trabalho em casa pode ser um grande obstáculo. Quase 60% disseram que se sentem menos conectados aos seus colegas quando estão trabalhando remotamente. Na China, por exemplo, esse percentual é de 70%. Além disso, 35% dos entrevistados possuem um escritório dedicado em casa e apenas 5% vivem sozinhos.

 

“A pesquisa nos ajudou a perceber que distrações, problemas de conexão e falta de ambientes adequados para o trabalho dentro de casa são os principais fatores negativos associados ao home office. Os benefícios trazidos pelo escritório, como boa conexão, espaços de trabalho ergonômicos, integração e convivência com as equipes e demais colegas, ainda continuam sendo valorizados pelos profissionais, indicando um modelo híbrido – presencial e remoto – no futuro do trabalho” comenta Mariana Hatsumura, diretora de Ambiente de Trabalho Moderno da Microsoft.

 

Imagem de abertura: Geralt/Pixabay