Notícia

Indicadores

02/04/2020 - 12h52

50% dos recrutadores acreditam na efetividade do processo seletivo virtual na quarentena

Pesquisa aponta também que os RHs estão confiantes na retomada positiva em dois meses

 

A Catho realizou uma pesquisa com 800 recrutadores para mapear as perspectivas de contratação em tempos de quarentena. Segundo o levantamento, 57% dos profissionais de RH estão confiantes em uma retomada positiva nos próximos dois meses.

 

Ainda segundo a pesquisa, 50% acreditam na efetividade do processo seletivo virtual durante a quarentena. Dentre os métodos utilizados para realizar o recrutamento estão videochamada (79%), ligações (63%), e-mail (33%), SMS (7%) e WhatsApp (2%).

 

Para Regina Botter, diretora de Operações da Catho, a adaptação é a palavra para este momento, uma vez que situações de crise também levam a oportunidades. Segundo a profissional, o universo empresarial sairá diferente após a pandemia, a partir de iniciativas que começam desde agora.

 

"Já observamos uma movimentação de mercado, principalmente entre os setores de comércio e de serviços, os mais impactados nesse momento inicial, que já deram os primeiros passos rumo à adequação de seus processos, como o sistema delivery, pedidos por aplicativos, implantação de e-commerce, entre outras iniciativas", explica.

 

Ainda segundo a pesquisa, dentre as medidas que têm sido tomadas para manter o fluxo de trabalho em casa estão o uso de ferramentas de comunicação (80,5%), reuniões periódicas (50%), compartilhamento de documentos via nuvem (45%), utilização de ferramentas de gestão (21%) e treinamentos profissionais (15,5%).

 

Regina ressalta que o momento é de aprendizagem para muitas organizações, afinal, é a primeira vez que muitas estão se adaptando ao escritório virtual. No entanto, a especialista pontua que existem diversas metodologias que auxiliam na proximidade entre lideranças e equipes.

 

"Muito mais do que as ferramentas de trabalho, o ponto-chave para manter as operações funcionando está concentrado no colaborador. Diante de um momento em que a recomendação é o isolamento, atividades como café matinal, almoço em grupo e happy hour digitais são momentos que trazem essa sensação de unidade e de companheirismo, indispensáveis para esse momento", afirma.

 

A profissional ainda destaca outras metodologias que auxiliam na rotina de trabalho e que foram adotadas pela Catho desde o início da quarentena, tais como: #MomentoPet, em que os profissionais tiram um período do horário de trabalho para ficarem com seus bichinhos, #MomentoKids, para brincar e curtir os filhos, #MomentoFamília, para ter tempo de qualidade com todos aqueles que convivem na casa e a #SalaVirtual, que permite momento de interação com toda a equipe de trabalho ao longo do dia.

 

Imagem de abertura: Geralt/Pixabay