Notícia

Gestão de Pessoas

02/08/2022 - 10h59

Funcionários da 3M podem escolher o modelo de trabalho ideal entre quatro opções

Na opção de trabalho híbrido, não há dias específicos para ir à empresa

 

 

 

Na retomada do trabalho presencial, tema ainda discutido pelas empresas e, principalmente, entre os funcionários, a 3M optou por consultar os colaboradores para entender qual seria seu modelo de trabalho ideal, levando-se em consideração as responsabilidades da função e as circunstâncias pessoais. Nesse sentido, a empresa implementou, no mês passado, no Brasil o programa global Work Your Way (Trabalhe do seu jeito), que estabelece uma nova filosofia e prioriza a flexibilidade.

 

O programa, que já está vigente nos mais de 70 países onde a companhia mantém operações, oferece a possibilidade de funcionários e colaboradores mensalistas, que exercem funções administrativas, trabalharem de forma presencial, híbrida, remota-próxima e remota-distante. A escolha não é permanente e, caso não haja adaptação ao modelo adotado, a opção pode ser alterada a qualquer momento, sempre em alinhamento com o líder direto.

 

Para a implementação em julho, todos os funcionários administrativos do Brasil fizeram sua escolha: 51% optaram pelo modelo remoto-próximo, 31% pelo híbrido, 15% pelo presencial e 3% pelo remoto-distante. Todos os modelos estão em conformidade com a lei do teletrabalho. De acordo com a opção, a 3M fornece os recursos necessários para o trabalho e ajuda de custo.

 

“Temos visto muitas empresas aderindo ao modelo híbrido de trabalho, mas com dias específicos para ida à empresa. Com o Work Your Way, queremos dar mais liberdade as pessoas e promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para cada um dos nossos mais de 1.000 colaboradores elegíveis ao programa. A ideia é que cada funcionário olhe para suas responsabilidades, preferências pessoais a escolha que pode ser mais interessante”, diz Mariana Kartalian, diretora de RH da 3M no Brasil. “A pandemia trouxe novas possibilidades e esse modelo valoriza a confiança, a contribuição e impacto do trabalho, mas, acima de tudo, as pessoas”, completa.

 

AS POSSIBILIDADES

Além do formato Presencial nos cinco dias úteis, a 3M permite que, na modalidade Híbrido, o colaborador vá a empresa de um a quatro dias da semana, sem ser necessário especificar quais, contanto que seja cumprida a quantidade de dias acordados.

 

Já o trabalho Remoto-próximo é caracterizado pelo trabalho realizado integralmente na dependência do funcionário, dentro do território nacional, a uma distância de deslocamento de até 150km da unidade da 3M na qual está alocado, e no Remoto-distante, o funcionário trabalha em um local “não 3M” e vive a uma distância de deslocamento acima de 150km da unidade na qual está alocado, e se faz necessário viagens para chegar à empresa. O Work Your Way possibilita ainda que seja possível trabalhar em um país diferente por, no máximo, até 30 dias corridos em um ano.

 

Foto: Freepik/DCStudio