Notícia

Gestão de Pessoas

21/07/2022 - 16h10

Ricoh América Latina entra em nova fase de redução da jornada para quatro dias

No Brasil, a iniciativa será testada em dezembro e janeiro próximos

 

 

Empresa de equipamentos de impressão, soluções digitais e gerenciamento de informações, a multinacional japonesa Ricoh anunciou na América Latina a expansão de um projeto piloto iniciado em 2021, no qual a semana de quatro dias úteis de trabalho havia sido implementada em duas de suas operações na região. A nova fase, que começou em 1º de julho, durará inicialmente dois meses consecutivos (entre julho e março de 2023, em períodos diferentes em cada país), envolvendo os 14 países em que a companhia marca presença. No Brasil, o teste será feito em dezembro e janeiro próximos.

 

Para manter a qualidade do atendimento ao cliente, o dia de folga será rotacionado por pessoa e de acordo com o tipo de atividade exercida: para alguns será sexta-feira e para outros segunda-feira. Antes e depois desses dois meses, a direção da empresa avaliará e medirá indicadores relacionados à produtividade, equilíbrio, saúde, impacto na organização, entre outros, a fim de decidir como continuar com este conceito no futuro.

 

Os colaboradores trabalharão quatro dias por semana sem aumento do horário de trabalho diário e com o mesmo salário. “Estamos muito orgulhosos de ser a primeira região do mundo onde a Ricoh tem presença a viabilizar o conceito de quatro dias de trabalho, seguindo nossa visão de ‘realização através do trabalho’. Essa abordagem centrada nas pessoas está impulsionando a evolução de vários aspectos da empresa: espaços digitais e físicos, processos e cultura. Para conseguir isso, é essencial uma estreita colaboração entre todos os departamentos", explica Lorna Hernandez, vice-presidente de RH para América Latina.

 

Com a iniciativa, a Ricoh se une a uma série de empresas que alcançaram resultados positivos em produtividade, inovação e bem-estar das pessoas. Recentemente, foi publicado um estudo do governo islandês no qual, de 2015 a 2019, o país nórdico realizou testes em larga escala de uma semana de trabalho reduzida a uma faixa de 35-36 horas sem redução de salário. O relatório concluiu que, com a redução, as pessoas são mais felizes, mais saudáveis e mais produtivas.

 

A transformação dentro das empresas não é mais uma opção para o crescimento sustentável e o desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos. Na Ricoh América Latina estamos comprometidos em acelerar esses processos e possibilitar ações para que as pessoas na empresa tenham as ferramentas para se tornarem verdadeiros agentes de mudança em suas famílias e comunidades", conclui Diego Império, presidente e CEO da Ricoh América Latina.

 

 

Foto: Freepik/Yanalya