Notícia

Gestão de Pessoas

30/06/2022 - 11h32

Anglo American adota contratos de trabalho simplificados com foco em transparência e confiança

Com os resultados obtidos no Brasil a iniciativa poderá ser adotada pelo grupo no mundo

 

 

A empresa de mineração Anglo American está substituindo o tradicional formato do contrato de trabalho por um documento com estrutura mais visual e linguagem simplificada. De janeiro de 2022 até o momento, cerca de 32% dos 4,1 mil empregados diretos da empresa, um contingente de 1,3 mil profissionais, já assinaram o modelo visual de trabalho.

 

O modelo incorpora figuras e ícones ilustrativos para explicar as cláusulas, que são apresentadas em tópicos, com títulos curtos e letras de tamanho legível, além de linguagem simplificada, facilitando a localização de informações sobre vigência e período de experiência, jornada de trabalho, abono de faltas, remuneração, mobilidade geográfica (eventuais transferências), direitos e obrigações do empregado e demais protocolos. Os pontos relevantes dos tópicos e observações necessárias são destacados em caixas retangulares para chamar a atenção do empregado e garantir total transparência.

 

“Os contratos visuais foram aplicados de forma definitiva e com o apoio dos públicos com os quais nos relacionamos. É um alívio e motivo de muito orgulho termos hoje contratos acessíveis que podem ser, de fato, interpretados por qualquer pessoa e que estejam livres do ‘juridiquês’, que por tantos anos nos acompanhou. Aqui, na Anglo American, o cuidado e o respeito com as pessoas guiam nossas decisões e, agora, também estão presentes em nossos instrumentos jurídicos”, diz Carolina Lobato, diretora Jurídica da empresa no Brasil.

 

A diretora de RH Sara Murssa conta que o principal foco do projeto é aperfeiçoar a relação de confiança que a companhia já tem com os empregados. “A ideia é engajá-los, proporcionando melhor experiência e aprendizado”, explica. Cerca de 3 mil palavras foram eliminadas e os termos técnicos trocados por palavras mais conhecidas que visam ampliar o grau de entendimento de um contrato. A substituição dos termos jurídicos e do formato tradicional por uma linguagem mais amigável foi aprovada pelos profissionais da empresa, conforme indicou uma pesquisa de satisfação com aprovação de cerca de 90% dos entrevistados.

 

“Em um país em que quase a metade da população não completou o ensino fundamental, o contrato visual, com redução de palavras, substituição de termos técnicos por linguagem simples e uso de figuras intuitivas, amplia o grau de compreensão do que está sendo pactuado e traz maior segurança jurídica”, completa Clarissa Brandão, especialista Jurídico da companhia

 

Com o sucesso da prática inovadora, o contrato visual está em avaliação para ser adotado em todo o grupo no mundo. No Brasil, a empresa entrou em fase de ampliação da experiência, agregando a opção de áudio para facilitar o acesso ao documento por pessoas neurodiversas e com deficiência visual. Além disso, o áudio facilita a compreensão por todas as pessoas, já que representações alternativas (multissensoriais) de um conteúdo é comprovadamente mais eficaz no processo de aprendizagem humano.

 

A empresa ainda se organiza para replicar o modelo na celebração de contratos pelas áreas de inovação (com startups principalmente), de suprimentos (para contratos de baixa complexidade), de relacionamento com comunidades (para questões fundiárias) e de relacionamento com órgãos públicos. Além disso, em Goiás, onde a Anglo American possui um negócio ligado à produção de níquel, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) está sendo construído já no novo modelo, a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Barro Alto (Sitieb).

 

 

Foto: Freepik/@azerbaijan_stock