Notícia

Gestão de Pessoas

20/05/2021 - 15h38

ePharma investe em cultura digital para ressignificar o RH

A healthtech aposta em conceitos de grupos como Google e Netflix

 

 

A mudança de posicionamento no mercado da ePharma, que deixou de ser uma administradora de benefícios de medicamentos para se transformar em uma healthtech integradora do ecossistema de saúde, fez com que a companhia também apostasse em uma ressignificação do time de 340 colaboradores com uso intensivo de dados e modelos aplicados por players da cultura digital, como Google, Netflix e Spotify.

 

O pilar dessa reconfiguração do RH é a implementação da metodologia OKR (Objectives and Key Results), que preconiza o empoderamento do times e a gestão ágil de desempenho com foco na comunicação transparente e na conexão e alinhamento pleno das equipes. "Para isso, criamos uma plataforma comum e acessível a todos os profissionais, na qual estão estabelecidos os objetivos a serem alcançados e os resultados-chaves para chegar lá", explica Marcos Inocencio, diretor corporativo da ePharma.

 

O acompanhamento das metas é realizado mensalmente e, a cada trimestre, o colaborador apresenta sua prestação de contas, mesmo período em que a ePharma promove a renovação dos objetivos estratégicos – com base na direção da companhia.

 

"Esse grau de transparência contribui para cultivar um ambiente colaborativo e incentivar a cultura da experimentação. Queremos owners e não simplesmente colaboradores. Nesse contexto, o empoderamento representa um agente transformado", acrescenta Marcos.

 

Um dos exemplos desse processo de empoderamento está na plataforma de marketplace da ePharma, que disponibiliza os benefícios aos colaboradores de forma flexível e democratiza o bem-estar dos colaboradores. Uma vez por ano, os profissionais poderão escolher para onde vão destinar os seus recursos em um ambiente 100% digital. Além de assistência médica, farmacêutica, vale-alimentação e refeição, a solução dá acesso a cartão de compras, academia, serviços de saúde sob assinatura, clube de descontos em estabelecimentos comerciais, previdência privada e também a um app que viabiliza empréstimos financeiros por meio de antecipação salarial.

 

NOVO PADRÃO DE AVALIAÇÃO

Outra decisão que ilustra esse novo momento é a adoção do conceito Two Tails Performance, que foge do sistema trivial de concentração de esforços nos melhores talentos. A partir de soluções de data driven, a empresa identifica os 25% de colaboradores mais bem avaliados e os 25% com piores resultados, cruzando as informações por período para aferir a evolução de desempenho.

 

"Conseguimos aprimorar o padrão de novas contratações ao detectar, de forma mais precisa, as características do grupo com maior escore. Mas, fundamentalmente, esses profissionais servirão de parâmetro para lapidar os 25% que estão abaixo da curva. É esse conhecimento que conduz à excelência", finaliza Inocencio.

 

Foto de abertura: Unplash