Notícia

Gestão de Pessoas

30/03/2021 - 22h00

Volvo cria licença parental igualitária de seis meses para pais e mães

Ação inclusiva e global abrange todos os pais legalmente registrados e engloba 40 mil funcionários

 

A partir de agora, os funcionários da companhia sueca Volvo Cars no Brasil terão direito a uma licença parental remunerada de 24 semanas tanto para pais, como mães, sem distinção do gênero e de como a criança foi gerada.

 

Mundialmente, a marca está implantando essa política em todos os seus escritórios e fábricas, atingindo diretamente cerca de 40 mil funcionários que terão direito à licença remunerada (algumas regras específicas podem variar de acordo com as leis de cada país).

 

“Estamos muito felizes em implementar essa nova licença aqui no Brasil. Sabemos que isso não é comum em nosso país e podemos até ser exemplo para outras empresas indo além do que a legislação exige. E, de alguma forma, contribuir ativamente para o início de vida das crianças que terão os pais por perto”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e head of Latin America Hub.

 

 

Eliane Trinca, diretora de People Experience e Responsabilidade Social da Volvo Car Latam Hub, lembra que, no Brasil, a Volvo, por ser uma empresa do Programa Empresa Cidadã, tinha, até o momento, 20 dias de licença-paternidade e 24 semanas (seis meses) de licença-maternidade. “São 160 dias a mais para deixarmos os pais mais pertos de seus filhos. Além disso, queremos criar uma cultura que apoie a igualdade de gênero na criação dos filhos”, afirma a executiva.

 

A política global é mais inclusiva e favorável do que muitas políticas existentes em todo o mundo e abrange todos os pais legalmente registrados, incluindo pais adotivos, bem como filhos nascidos em casais do mesmo sexo.

 

“Quando os pais são apoiados para equilibrar as demandas do trabalho e da família, isso ajuda a fechar a lacuna de gênero e permite que todos se destaquem em suas carreiras. Sempre fomos uma empresa voltada para a família e centrada no ser humano. Por meio do programa Family Bond, estamos demonstrando e vivenciando nossos valores, o que, por sua vez, fortalecerá nossa marca”, explica Håkan Samuelsson, presidente-executivo da Volvo Cars.

 

INSPIRAÇÃO

A política global da Volvo Cars é inspirada pela legislação nacional da Suécia, país de origem da marca, que é referência em todo o mundo pelos acordos de licença parental, que proporcionaram muitos benefícios para pais e filhos nas últimas décadas.

 

“Isso é mais do que uma nova política de licença parental para nossos funcionários – é a personificação da cultura e dos valores de nossa empresa”, disse Hanna Fager, chefe de funções corporativas. “Queremos liderar a mudança neste setor e definir um novo padrão global de pessoas. Ao optar pela licença parental remunerada de todos os nossos funcionários, reduzimos a diferença de gênero e obtemos uma força de trabalho mais diversificada, impulsionando o desempenho e fortalecendo nossos negócios”.

 

Foto de abertura: William Fortunato/Pexels