Notícia

Gestão de Pessoas

28/05/2020 - 16h48

Empresa cria guia de saúde mental para funcionários

DOT digital group tem monitorado a colaboradores no período de pandemia

A empresa catarinense de educação digital DOT digital group elaborou um guia para cuidar da saúde mental de seus mais de 250 colaboradores, a maior parte trabalhando em regime de home office há mais de dois meses. O objetivo da iniciativa é levar a eles um olhar positivo sobre o combate ao novo coronavírus, sem deixar de lado os desafios do período. Isso significa estimulá-los a exercer empatia e compaixão; a distribuir feedbacks positivos aos colegas por meio de uma plataforma de engajamento que já era utilizada na empresa; e focar nas entregas, que seguem necessárias, e no autocuidado.

 

Com ajuda do Termômetro de Crise, uma ferramenta de gestão de pessoas da startup Pulses, feita para medir os impactos da crise, a empresa identificou que o nível de ansiedade dos funcionários está alto (chegou a 4, numa escala de 1 a 5). O motivo principal são as preocupações relacionadas à saúde de familiares e à falta de perspectiva de volta à normalidade.

 

“Nosso papel neste momento é ajudar nossos colaboradores a terem uma visão positiva de futuro e diminuir a ansiedade. Fazemos isso por meio de uma comunicação transparente, fortalecendo nossa cultura, apoiando a liderança e a proximidade dos gestores com os colaboradores, para que percebam que todos estamos juntos e que podemos contar uns com os outros”, explica Ana Paula Baseggio Lehmkuhl, gerente de Pessoas & Cultura.

 

O plano de saúde empresarial possibilita que os funcionários tenham atendimento psicológico remoto, as aulas de alongamento laboral agora também são feitas remotamente e os funcionários têm acesso a vídeos com dicas de exercícios de ergonomia e atividades físicas para serem feitas em casa. “Desenvolvemos várias ações de interação, fortalecendo a cultura e a troca entre todos. Há um engajamento alto nessas ações, permitindo a socialização mesmo que à distância”, explica Ana Paula.

 

As ações já vêm dando resultados. A mesma ferramenta que ajuda a medir o nível de estresse mostra que, quando questionados se a empresa tem tomado as melhores medidas para o enfrentamento da pandemia, a nota dos funcionários é a máxima (5).

 

Desde o início da quarentena, o DOT digital group já contratou mais de 30 pessoas, com todo o recrutamento e onboarding sendo realizado pela internet, e segue com perto de 20 vagas abertas. Sua sede fica no Corporate Park, em Florianópolis, mas no atual momento todos os novos contratados iniciam o trabalho em home office.

 

A empresa também já havia adaptado o seu guia de boas práticas de trabalho remoto para a necessidade de reclusão da população. Empresas de tecnologia, como o DOT digital group, já têm o teletrabalho em suas rotinas. Porém, muitos profissionais passam pela primeira vez por esta experiência.

 

"No cenário de isolamento, ouvir o colaborador é um gesto de acolhimento e de preocupação, além de ser uma forma de reduzir o distanciamento e criar conexão. A empresa demonstra que os trabalhadores importam, e que parar alguns minutos para dar um feedback é tão importante quanto manter a rotina de trabalho andando. Quando o colaborador sente que está sendo ouvido, os níveis de ansiedade tendem a reduzir, e soluções inovadoras podem aparecer. Essa confiança construída dos dois lados é fundamental nesse momento de crise", comenta Cesar Nanci, CEO da Pulses.

 

A seguir, confira algumas dicas do DOT digital group para preservar a saúde mental, neste momento de alta carga de estresse e preocupações.

 

O QUE EVITAR

  • Excesso de informações: excesso de informações gera ansiedade. Assista ao noticiário apenas uma vez ao dia. Não é necessário vivenciar o problema o tempo todo.
  • Pensamentos vitimistas: estar em distanciamento social não é uma punição, mas uma prevenção e contribuição para o bem comum.
  • Solidão: Use a tecnologia disponível e suas facilidades para se manter conectado com a vida e com as pessoas que ama.
  • Falta de rotina: estabeleça uma rotina diária. Respeite intervalos como o almoço, pausas para o café e o término de expediente. 

 

NÃO TENHA RECEIO

  • De ser vulnerável: aceite suas emoções e permita-se a senti-las. Pesquisas mostram que evitar sentimentos e reprimir emoções os tornam mais fortes e duradouros.
  • De ficar ansioso: a aceitação da ansiedade ajuda a lidar com ela. Isso não significa acomodar-se, desistir ou não fazer nada. Ao reconhecer sentimentos, é possível buscar formas de lidar melhor com eles. Procure permanecer no presente. Quando ansiosos, vivemos com o pensamento no futuro e descuidados do presente. Estamos sempre pensando: “e se isto vier a ocorrer?”, “e seu não conseguir?”, e “como tudo será?”.

 

CUIDE DE SI E DOS MAIS PRÓXIMOS

  • Ansiedade: yoga e meditação são boas alternativas para aliviar esse sintoma. Mas, se ainda assim sentir que precisa de ajuda, procure um profissional. O Conselho Regional de Psicologia autorizou o tratamento psicológico online e vários profissionais estão disponibilizando esse serviço gratuitamente.
  • Descanse: encontre atividades restaurativas, como jardinagem, arrumação de armários e da casa, mudar os móveis de lugar, arrumar o álbum de fotos, etc.
  • Dê mais atenção às crianças: para quem tem, é um momento para acompanhar o filho mais de perto, contar histórias, participar das brincadeiras e interagir mais. Tenha paciência com eles! As crianças também desenvolvem ansiedade. Converse com seus filhos e explique o momento que estamos vivendo, mas sem assustar. 
  • Dê suporte às pessoas em risco: ofereça ajuda aos vizinhos mais idosos. Diga a eles que está por perto. Ofereça para ir buscar uma prescrição de remédio ou alimentos no supermercado.

 

APRENDA A RESPIRAR

  • A respiração tem um papel muito importante para os circuitos cerebrais e controle de emoções e pensamentos.
  • Respire devagar, calmamente, inspirando o ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca.
  • Ao inspirar, conte até três bem devagar; e ao expirar conte até seis devagar também.
  • Outra forma de relaxamento pela respiração é sentar no chão com as pernas cruzadas e a coluna ereta. Coloque a mão direita sobre o peito e a mão esquerda sobre a barriga. Sinta nas palmas das mãos o movimento da respiração. Deixe-a acontecer, observando como o ar entra e sai.
  • A respiração atenta e controlada ajuda a acalmar, relaxar e encontrar a força e paz interior. 

 

MANTENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

  • Cuide de seu corpo: fazer atividade física ajuda a aumentar a imunidade. Profissionais estão disponibilizando aulas online gratuitas das mais diversas modalidades. Procure vídeos no Youtube e nas redes sociais.
  • Alimente-se bem: resgate aquela receita salva há tempos e coloque a mão na massa. Descubra novos temperos e a arte de organizar as refeições da semana.
  • Cuide da sua higiene: além de lavar as mãos com frequência, cuide da sua higiene corporal. Tome banho regularmente, evite ficar de pijama o dia inteiro no home office, troque sua roupa de cama e mantenha a higiene de sua casa.

 

VIGIE SEUS PENSAMENTOS

  • Você pode estar antecipando coisas catastróficas que podem nem se realizar.
  • Examine o que você está dizendo para si mesmo e reflita racionalmente.
  • Leia sobre aquilo que você acredita, participe de encontros online, reze ou ore à sua maneira. O importante é conectar-se com o que você acredita e que lhe dê esperança.
  • Conecte-se com a sua espiritualidade e uma boa opção é praticar a meditação. Têm vários aplicativos que ensinam como fazer.
  • Tente não ficar imerso aos meios eletrônicos. Leia um livro. A leitura convoca uma reestruturação da atenção e permite uma abstração maior.
  • Converse com seus pais, amigos, avô, avós e parentes. Mantenha contato com as pessoas que você ama.
  • Cuidado com fake news, informações infundadas e de fontes não confiáveis de informação. Elas podem gerar ainda mais pânico entre as pessoas. Só compartilhe informações confiáveis e necessárias ao bem de todos.

 

Imagem: Geralt/Pixabay