Notícia

Gestão de Pessoas

10/02/2020 - 11h11

Com seleção às cegas, Pepsico realiza escolha mais inclusiva de trainees

Dos 33 selecionados entre 35 mil candidatos, 57% são pretos ou pardos e 69%,mulheres

 

A PepsiCo se prepara para receber os novos trainees aprovados no programa Next Gen, processo seletivo realizado em outubro passado com candidatos de todo o país. Ao todo, foram 33 aprovados que iniciam sua jornada na companhia, prontos para assumirem seus postos em diversos setores, como Vendas, Recursos Humanos, Finanças e Operações. No total, foram 35.260 candidatos inscritos nessa edição do programa.

 

As primeiras etapas do processo foram realizadas às cegas, ou seja, sem que os recrutadores tivessem acesso às informações dos candidatos, como universidade, gênero ou raça. Somente na etapa final, que é presencial, os detalhes sobre os selecionados foram revelados. Dos selecionados, 57% são pretos ou pardos e 69% são mulheres.

 

Ao longo dos anos, a PepsiCo vem investindo em diversas frentes na busca por um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. "Valorizamos pessoas com competências e experiências de vida diversas e, principalmente, que tenham identificação com a nossa cultura. Para isso, adotamos novas formas de recrutamento, com gamificação, processo às cegas e flexibilização do inglês para que possamos atrair candidatos que compartilhem dos mesmos princípios", destaca o vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo, Mauricio Pordomingo.

 

Os candidatos selecionados vão atuar por um período em sistema de job rotation, ou seja, passam por uma rotatividade entre as áreas da companhia, com a possibilidade de conhecer de perto os setores dentro da empresa.

 

A empresa parceira da PepsiCo em todo o processo seletivo foi a Cia de Talentos. "A Pepsico nos pediu um processo seletivo totalmente diverso, inclusivo e que fosse uma verdadeira jornada de preparo aos seus candidatos. Nossa expectativa era tornar o recrutamento, que normalmente é um momento que gera tensão, em uma experiência mais lúdica e agradável, mas sem deixar de explicitar os desafios do negócio aos participantes, afirma Paula Esteves, sócia-diretora e líder do projeto na Cia de Talentos.

 

O contrato de trabalho será de um ano e meio, com a possibilidade de efetivação ao final. Caso a contratação não aconteça, os colaboradores saem aptos para assumir cargos de analistas no mercado.

 

Foto: Christina@wocintechchat.com/Unsplash