Notícia

Gestão de Pessoas

13/12/2019 - 14h55

Empresas investiram, em média, R$ 652 em T&D para cada funcionário neste ano

Indústria foi o setor que mais investiu, de acordo com pesquisa

 

Em 2019, o segmento de T&D (Treinamento & Desenvolvimento) teve uma média de investimentos de R$ 652 por colaborador nas empresas instaladas no Brasil, de acordo com a 14ª edição do Panorama de Treinamento no Brasil. O estudo é fruto de uma parceria da Integração Escola de Negócios com a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional.

 

O estudo aponta ainda que, no quesito de investimento por colaborador, o setor industrial foi o que mais investiu (R$ 754), seguido pelo de serviços (R$ 690). Já o comércio foi o setor com menor investimento: apenas R$ 357 – quase metade da média nacional.

 

No que tange à distribuição dos recursos por tipo de público, o estudo aponta um equilíbrio ainda maior nessa relação. Em 2018, a proporção era de 52% do total de recursos reservados a T&D direcionados à formação de colaboradores contra 48% reservados ao desenvolvimento das lideranças; neste ano, o equilíbrio é absoluto: 50% para colaboradores e 50% para lideranças (20% alta liderança e 30% de gerência e supervisão).

 

Uma das novidades na pesquisa deste ano, o quadro de distribuição dos investimentos em T&D mostra que 53% das empresas apostaram no desenvolvimento de habilidade comportamentais para líderes, enquanto para a formação de colaboradores, foram priorizados conhecimentos técnicos/industriais (45%) ou treinamentos de compliance ou obrigatórios (29%).

 

Quanto às formas de entrega das capacitações, o investimento em e-learning ou educação a distância (EAD) ficou em 19% (13% de autotreinamento + 6% de aulas expositivas via webinars) ante 71% em treinamentos presenciais. Já os treinamentos por meio de tecnologias móveis, como celulares e tablets, representam 4% dos investimentos, enquanto os treinamentos que não utilizam tecnologia receberam apenas 6% de recursos. E, se em 2019 as empresas preferiram investir em treinamentos de processos, inovação e vendas, a tendência para 2020 será a comunicação, fator unânime entre todos os setores.

 

"Neste ano, tivemos um incremento de 31% no número de empresas que se disponibilizaram para participar do Panorama, o que denota que o mercado reconhece o valor da ferramenta para a definição de estratégias de T&D”, explica Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração. “Esse aumento também nos ajuda a perceber que as empresas continuam a investir em T&D, mesmo em momentos de recessão econômica, o que denota a solidificação da área”, finaliza.

 

Foto: Pixabay