Notícia

Gestão de Pessoas

05/12/2019 - 10h06

Publieditorial - Seu colega de trabalho está doente

Ficou assustado com a afirmação? Seria ótimo se este fosse só um título sensacionalista

 

Nove em cada dez trabalhadores brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante.

 

Segundo pesquisa da Isma-Br, representante local da International Stress Management Association, metade dos trabalhadores brasileiros que sofrem de ansiedade (47%) também experimenta algum nível de depressão e desses, 14% tem caso de recorrência.

 

Estes males são a segunda causa de afastamento do serviço, segundo o Ministério da Previdência Social, sendo que os doentes ficam, em média, mais de 100 dias afastados. O número é 20 vezes maior do em 2009.

 

Por que os trabalhadores estão adoecendo?

 

Vários fatores da atualidade têm contribuído para a perda da qualidade de vida e, a tecnologia, que traz muitos benefícios também pode colaborar efetivamente para os transtornos mentais.

 

Você já parou para pensar no volume de informação que recebe diariamente? As pessoas são atingidas por uma avalanche de dados na forma de mensagens instantâneas, e-mails, alertas de compromisso, notícias em tempo real, aplicativos de todos os tipos e gêneros.

 

A sensação de que está sempre defasado contribui para o aumento da ansiedade, angústia, irritabilidade e, por consequência, estresse.

 

Além das questões tecnológicas, mas também motivadas por elas, no mercado de trabalho a necessidade de ser melhor a cada dia, ou seja, o aumento da competitividade e da pressão por resultado também favorecem o desenvolvimento das doenças mentais.

Tanto que, pesquisa da Regus, realizada com 16 mil pessoas, mostra que para 60% delas o trabalho é a causa de se sentirem nervosos, irritados, cansados, tristes ou sem energia.

 

Qual o papel da empresa?

 

Se a atividade profissional pode ter um papel desencadeador dos males psicológicos, como vimos acima, é importante que as empresas assumam o papel de protagonistas na prevenção. Afinal, os resultados das empresas são construídos por pessoas, e como vimos, nove em cada dez estão doentes de alguma forma, ou seja, há colaborador na sua empresa precisando de ajuda.

 

Inclusive, quanto maior o cargo, mais suscetível a sofrer estes males, afinal, as funções incluem mais responsabilidade, demandas e cobrança, e, portanto, maior o risco de desenvolver transtornos mentais.

 

A importância dos Programas de Qualidade de Vida

 

Os Programas de Qualidade de Vida disponibilizados pela Maratona para as empresas contemplam os cinco pilares importantes para uma vida saudável: alimentação, relações sociais, equilíbrio mental, atividades físicas e qualidade do sono.

 

Os pilares podem ser implantados separados ou simultaneamente de acordo com a necessidade de cada empresa, identificada a partir mapeamento da saúde dos colaboradores.

 

Vale concluir que estudo realizado indicou que as empresas que investiram em qualidade de vida observaram uma melhoria de 91% no clima organizacional, de 86% na produtividade e de 70% na rentabilidade.

 

Quer saber como podemos contribuir para promover saúde e melhora na qualidade de vida dos seus colaboradores? Entre em contato conosco https://maratonaqv.com/.