Notícia

Gestão de Pessoas

02/09/2019 - 16h00

66% dos líderes estão presos no operacional e sem tempo para a estratégia

Pesquisa mostra, ainda, que 81% dos líderes ainda precisam se preocupar com prazos da sua equipe

Uma pesquisa realizada pela Conquer, escola de treinamento das core skillsmostrou que 66% dos líderes não conseguem se dedicar a traçar uma boa estratégia por estarem resolvendo problemas operacionais. Mais: 53% acreditam que a equipe e os projetos não caminham sem eles estarem por perto e 81% ainda precisam cobrar prazos e resultados.

 

Ou seja, muitos líderes ainda se enquadram no perfil do líder herói. “O perfil do herói ainda está presente em muitos líderes. E quem é esse líder? É aquele que tem respostas pra tudo, que tem controle de tudo e que salva a tudo e todos. O time liderado por esse perfil só executa aquilo que é passado, ou seja, é um perfil que não desenvolve pessoas, mas sim torna a equipe ainda mais dependente dele. Esse conceito está bem longe do líder exponencial, que é um conceito que precisa estar latente nos profissionais de hoje”, diz Hendel Favarin, cofundador da Conquer.

 

A pesquisa, que contou com a participação de mais de 1.700 líderes, teve também como objetivo entender quais são as principais dificuldades encontradas pelos líderes hoje em dia e, assim, identificar quais são as principais habilidades que devem ser desenvolvidas não só nas lideranças, mas, sobretudo nas equipes.

 

Feedback e engajamento

Além de mostrar o quanto os líderes ainda precisam incentivar equipes mais autônomas para conseguir ter foco na parte estratégica, a pesquisa revelou que, em alguns pontos, já existe sim uma mudança positiva no dia a dia das empresas e no papel que os líderes vêm desenvolvendo.

 

Sobre feedback, por exemplo, 93% dos líderes reconhecem que há mudança de comportamento no time quando o processo é realizado e 82% acham fácil engajar suas equipes quando são propostas mudanças ou projetos difíceis.

 

Outro dado interessante diz respeito ao reconhecimento do trabalho realizado pela equipe liderada: 92% dos líderes admitem, nos últimos meses, terem reconhecido publicamente um funcionário por sua atitude ou resultado alcançado e 96% costumam reconhecer seus liderados e comemorar junto com a equipe resultados alcançados.

 

Foto: Mhouges/Pixabay