Notícia

Gestão de Pessoas

11/10/2018 - 17h00

Mercedes-Benz realiza evento de Diversidade e debate a inclusão de PCDs no mercado de trabalho

Em mais uma iniciativa para promover a diversidade entre os seus diversos públicos, em especial com os seus colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, promoveu mais um Debate sobre Diversidade, no dia 26 de setembro, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
 
O tema deste segundo encontro, que aconteceu no Dia Nacional do Deficiente Auditivo, foi a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre os convidados que abordaram o assunto, estiveram presentes Guilherme Bara, que foi gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul e hoje é consultor do tema, e Millena Machado, apresentadora e repórter do programa AutoEsporte da TV Globo. A jornalista, que é uma das idealizadoras do projeto #surdoehquemfala, promove workshops em empresas para ajudar a incluir profissionais com deficiência auditiva no ambiente corporativo.
 
A Mercedes-Benz, que ao longo de sua história de mais de 60 anos no Brasil tem empregado colaboradores com deficiência, vem desenvolvendo ações para ampliar essa representatividade, bem como a consciência de seus profissionais e parceiros de negócios sobre a importância do assunto para a sociedade.
 
“Acreditamos que é sempre possível realizar a inclusão e engajar as pessoas nesta causa. Como líder, esse também é nosso papel na sociedade e faz parte da nossa estratégia de Responsabilidade Social”, lembra Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
 
De fato, o assunto não é novo para a empresa, conforme ressalta Fernando Garcia, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina: “Estamos trabalhando com o tema diversidade há muito tempo, particularmente no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência em nossas equipes. Temos várias ações de inclusão na companhia que abrangem treinamento em Libras e programas com o Senai para formação de profissionais. Mas reconhecemos que é possível sempre fazer muito mais e, principalmente, aprender durante esses debates com os especialistas”.
 
O tema diversidade está fortemente presente na agenda das companhias. De acordo com o consultor Guilherme Bara, investir em uma cultura de respeito, baseada na qualidade das relações, é fundamental para qualquer equipe. “A diversidade ajuda na atração e retenção de talentos; a ter equipes inovadoras e criativas; e a compreender melhor os clientes e o mercado. Ajuda como um todo na gestão da marca”, ressalta Guilherme, que explica o tema ainda com maior propriedade por ser deficiente visual e já ter ultrapassado barreiras no ambiente de trabalho.
 
Millena Machado destaca a comunicação como um ponto muito importante da inclusão. “Será que nós falamos de um jeito que a outra pessoa nos entende? Nenhuma língua pode ser barreira na comunicação e isso inclui, claro, o ambiente corporativo”, lembra a jornalista que criou a campanha #surdoehquemfala em 2016.