Notícia

Gestão de Pessoas

30/03/2018 - 08h00

AAPSA agora é ABPRH

 
Na última semana a AAPSA – Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas promoveu um evento para apresentar sua nova marca. Após estudos completos gerenciados pela nova diretoria que assumiu no início de 2018, a entidade passou por uma ampla reformulação e agora é ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos.
 
A mudança carrega o peso da expansão da entidade. Na década de 1960, quando foi fundada, a associação tinha como foco apenas uma região da capital paulista. Para tanto, assumia a nomenclatura Associação dos Administradores de Pessoal de Santo Amaro. Na sequência, passou a atender todo o estado de São Paulo e, agora, cresce e se desenvolve para suportar todos os profissionais de Recursos Humanos do País. 
 
"A sigla fez muito sentido naquele momento, mas hoje não faz mais. Temos muita gratidão pela comunidade de Santo Amaro, que nos acolheu no início, mas agora estamos expandindo e por isso precisamos nos adequar, adequar nossa razão social e viver esse novo momento da instituição", declarou a presidente Milva Santos, que comandou o evento.
 
Nova comunicação e identidade visual – A necessidade de mudança do nome se deu após uma pesquisa realizada pela nova diretoria com os associados. Nesse estudo foi identificado que a falta de similaridade entre a sigla AAPSA e sua denominação Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas causava estranheza. "A descrição não correspondia ao logo. Letras têm significado e precisam fazer sentido. No nosso caso, estávamos desconexos e isso foi verbalizado pelo nosso público, assim como um certo envelhecimento da imagem", comentou Claudio Tonello, vice-presidente de Comunicação e Marketing.
 
Na mudança, outros conceitos foram abraçados para a construção da identidade da ABPRH. "Mais do que rejuvenescer a marca, percebemos que era preciso muda-la. Deixaríamos de ser uma associação paulista para sermos uma associação nacional forte. Então precisávamos de uma marca moderna, séria, simples na qual logo e descrição conversam entre si para um fácil e rápido entendimento", declarou Tonello.
 
Apresentando, então, a ABPRH para o público presente, Tonello enfatizou que esta é uma marca "ágil, flexível, arejada, moderna e atual, mas experiente e com muita credibilidade, valores e atributos que a associação carrega com muito orgulho".
 
A inserção da sigla RH na nomenclatura da associação foi estratégica. "Estávamos preocupados em manter nosso DNA, nosso foco em recursos humanos", comentou a presidente. Para Tania Moura, vice-presidente Executiva, é preciso valorizar o profissional de RH e é, por isso, que a sigla também traz o "P" de "Profissional". 
 
"Os profissionais de finanças levantam a bandeira dos custos; do marketing, a bandeira do mercado e do cliente; e nós, do RH, levantamos a bandeira da gestão de pessoas. Nossa prioridade é cuidar de gente. Gente que ama, que sofre, que chora e que se alegra. Somos todos seres humanos e trazer essa humanização é uma das questões que a AAPSA levanta", relatou ao enfatizar a importância do fortalecimento de parcerias multidisciplinares para que a gestão de pessoal seja eficiente.