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Gestão de Pessoas

22/03/2018 - 10h00

Novo modelo de gestão do Hotel Bourbon Ibirapuera bate recorde históricos

O Hotel Bourbon Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2.927 – Moema - São Paulo - SP), o 2º maior hotel do Brasil que está em uma das melhores regiões de São Paulo, comemora recorde de faturamento histórico do empreendimento desde o último semestre.
 
Com previsão de crescimento para 2018 na ordem de 23%, e já há motivos para acreditar nesse crescimento pois no primeiro trimestre, o hotel superou os marcos de receita.
 
O empreendimento tem 656 apartamentos inseridos num complexo de duas torres de hotel e uma torre comercial com 408 escritórios, atendendo cerca de 3.000 pessoas por dia entre clientes e visitantes, e mais de 18 mil hóspedes por mês. Mais de 1.000 veículos por dia circulam no estacionamento do complexo. Atualmente, o empreendimento tem o desafio de atender grandes grupos e eventos, devido à sua facilidade para logística de ônibus e vans numa área de 10.000 metros quadrados.  
 
Diversas ações foram implementadas desde o ano de 2016, após diversas análises de cenários, revistos pela alta administração do empreendimento e exposto ao Conselho de Administração e Investidores. Várias plataformas de tecnologia foram implementadas de acordo com o novo modelo de gestão para a melhora na performance da equipe gerencial, permitindo acompanhamento diário de receitas e despesas, além de da criação de novos indicadores estratégicos e operacionais. 
 
“Para esse acontecimento foi necessário preparar o empreendimento revendo seus processos, equipes, parceiros, fornecedores, área comercial e tecnologia, adotando um modelo de gestão para atender as mudanças do mercado hoteleiro e o mercado regional de acordo com as perspectivas da economia do país. O cenário era incerto no Brasil com quedas incessantes de ocupação e diária média no mercado hoteleiro”, comenta Sergio Assis.
 
A estrutura operacional se adequou às mudanças de mercado, tal como acontecem os eventos realizados no recém-inaugurado São Paulo Expo Imigrantes, que beneficiou o mercado local. A localização privilegiada expande o atendimento além do público corporativo, hospedando quem acompanha o calendário de Feiras, circuito de eventos e shows da cidade. Com isso, o empreendimento introduziu novas categorias de apartamentos, surgindo também a necessidade de ampliar a capacidade do setor de Alimentos & Bebidas.
 
O setor de Alimentos & Bebidas adotou novas práticas de geração de receitas com criatividade, saindo do modelo tradicional e investindo em festivais gastronômicos, revisão de cardápios, entretenimento com os clientes em ações sazonais e pontuais, projetando um aumento na receita em 18%.
 
Em sincronia à estruturação, o investimento na área de Recursos Humanos, permitiu que contratações e capacitações das equipes gerassem resultados: “Quando é possível alinhar pessoas, recursos e processos, os resultados aparecem naturalmente e isso facilita a avaliação de desempenho dos colaboradores”, comenta Juliana Machado, Gerente de RH da unidade.
 
O Marketing, coordenado por Audi Tiburzio, consolida a imagem do complexo e fideliza cada vez mais, o público pelos meios on e offline. A melhoria da performance e aumento de vendas também se devem às estratégias de divulgação, bem como a criação e monitoramento de campanhas mais consistentes por meio de ferramentas de email marketing, CRM, Google e redes sociais.
 
Além da forte atuação no segmento Mice e corporativo por atender as necessidades de cada empresa, ações sistemáticas de relacionamento foram tomadas em 2017, onde o Bourbon Ibirapuera reuniu cerca de 2.000 formadores de opinião, entre eles, agentes de viagens, organizadores de eventos, secretárias e gestores de viagens. Todas as ações realizadas e andamento fizeram com que a departamento de eventos estipulasse a sua meta de crescimento em 50%.