Notícia

Gestão de Pessoas

11/07/2017 - 10h00

GPA assume compromisso pela equidade de raça e gênero

O Grupo GPA, maior varejista do Brasil, aderiu à Coalizão Empresarial pela Equidade de Raça e Gênero, promovido pelo Instituto Ethos e pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). A assinatura faz parte da estratégia da Companhia para acelerar o equilíbrio de gênero e reforçar a cultura do combate a todos os tipos de discriminação à discriminação no Grupo.

Por meio da adesão, a companhia se compromete publicamente a promover ações para impulsionar a equidade racial e de gênero em suas bandeiras: Extra, Pão de Açúcar e Assaí, Casas Bahia e Pontofrio.

“A diversidade e a equidade de gênero já fazem parte da política da Companhia. Em 2016, o percentual de mulheres em posições de gerência e acima subiu de 20% para 28,1%. Tal evolução é resultado de iniciativas diversas conduzidas pela companhia, como a criação, há 3 anos, do Comitê Executivo de Equidade de Gênero, que promove discussões sobre o tema entre colaboradores de todos os negócios do grupo. Porém, a adesão do grupo à coalizão é importante para reforçar este compromisso”, ressalta Laura Pires, diretora de Sustentabilidade do GPA.

Os principais objetivos da coalizão são estimular a promoção da diversidade e da equidade racial e de gênero no mercado de trabalho, além disseminar práticas e políticas de enfrentamento a todas as formas de violências e discriminações no ambiente corporativo e influenciar políticas públicas para superar a discriminação.

Ainda no segundo semestre deste ano, o GPA promoverá a Semana da Diversidade, na busca pela disseminação das diretrizes quanto à promoção da diversidade entre os públicos prioritários para a companhia: mulheres, pessoas com deficiência, LGBT, jovens e negros.