Notícia

Gestão de Pessoas

07/06/2017 - 10h00

Programa auxilia Cipatex a descobrir e desenvolver novos talentos

Apesar do cenário de maior instabilidade no emprego, a retenção de novos talentos é um desafio constante, principalmente diante de uma geração movida pela mudança, que traz a ansiedade de um crescimento profissional rápido. Empresas já consolidadas buscam soluções para manter funcionários motivados e engajados com a cultura da organização, com programas de valorização e treinamentos.

 

De olho no potencial de seus colaboradores, a Cipatex, líder em revestimentos sintéticos, aposta no programa Banco de Talentos, uma das principais estratégias da empresa para identificar habilidades e desenvolver profissionais para futuras oportunidades que possam surgir na organização.

 

Para fazer parte do programa, que já está na quinta edição, os colaboradores passam por um processo seletivo. Alguns funcionários também são indicados por seus gestores como potencial a ser aproveitado. A partir da seleção, os integrantes do Banco de Talentos participam, por um período de dois anos, de diversas atividades, palestras e treinamentos. Ao final do programa, os integrantes apresentam um plano de ação de melhoria, sendo premiado o melhor projeto.

 

Conforme Roberto Ferreira, gerente de Gestão e Gente da Cipatex, o programa visa desenvolver diversas competências para o crescimento profissional dos colaboradores, como conhecimento organizacional, liderança, comunicação e oratória, planejamento e administração do tempo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e gestão de projetos. "Conhecer e mapear as habilidades, desenvolver e capacitar os profissionais possibilita posicioná-los em funções estratégicas e de gestão. O programa é uma forma de valorizar o colaborador interno e oferecer oportunidade de crescimento na empresa", acrescenta.

 

Hoje, grande parte dos gestores da empresa já fez parte do Banco de Talentos. As vagas abertas são preenchidas prioritariamente por participantes ou ex-participantes do projeto. Cerca de 140 colaboradores já integraram o programa e aproximadamente 50% foram promovidos ou estão em cargos de gestão.