Notícia

Gestão de Pessoas

10/02/2017 - 10h00

Universidade Cielo amplia acesso a empreendedores

A Cielo, empresa de tecnologia e serviços para o varejo, líder em pagamentos eletrônicos na América Latina, lançou nesta semana a nova versão de sua universidade corporativa, que assume o perfil de plataforma educacional aberta, com conteúdo tanto para o público interno quanto externo.

 

Clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade, de modo geral, passam a ter acesso a cursos e materiais de formação da Universidade Cielo gratuitamente, pelo site www.cielo.com.br/universidadecielo.

 

O evento de lançamento realizado na sede da companhia, em Alphaville, em um andar exclusivamente dedicado às atividades da Universidade Cielo, reuniu clientes, parceiros e colaboradores e contou com palestrantes de renome como o filósofo Clóvis de Barros Filho, o especialista em sustentabilidade Ricardo Voltolini, a fonoaudióloga e especialista em voz Leny Kyrillos, o jornalista Milton Jung e a fundadora da Cia de Talentos, Sofia Esteves.

 

A ampliação da plataforma, criada em 2010 para os colaboradores da companhia, é um desdobramento da proposta de atuação da Cielo, que é impulsionar o negócio de seus clientes, movimentando a economia, explica o vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional da Cielo, Cláudio Amorim.

 

"Nosso objetivo é ir além dos meios de pagamentos eletrônicos. Por isso, já temos trabalhado, adicionalmente, com a oferta de serviços, ferramentas e dados que ajudam o varejista a tomar melhores decisões de negócio. Agora estamos provendo outro tipo de conhecimento, que também visa a contribuir com a gestão dos negócios e será oferecido não só aos clientes, mas a qualquer pessoa em busca de aprimoramento pessoal e profissional", diz. Um dos diferenciais do projeto é a gratuidade. "A internet está cheia de opções, mas os conteúdos estruturados, que mostram qualidade e estão em português são, em sua maioria, pagos. No caso da Universidade Cielo, desde o começo pensamos em algo que fosse acessível e sustentável para a sociedade."

 

Escolas de aprendizagem

A ênfase dos recursos disponibilizados no portal da Universidade Cielo se apoia sobre conceitos em que a empresa mais vem investindo internamente. "Queremos promover a aprendizagem conectada com o nosso DNA de inovação e para pessoas que, assim como nossos colaboradores, assumem o protagonismo na condução de seus empreendimentos", afirma Amorim.

 

O conteúdo – trabalhado em diferentes formatos, entre cursos, vídeos e artigos – está dividido em quatro frentes: Escola de Clientes e Negócios; Escola de Liderança; Escola de Excelência; e Escola de Sustentabilidade.

 

Enquanto a primeira trata de temas como relacionamento com o cliente e planejamento estratégico, a segunda seção tem o objetivo de desenvolver outras qualidades que possam favorecer o clima de confiança em suas interações e uma visão inspiradora. Na Escola de Excelência, o foco está na potencialização do conhecimento técnico e psicológico voltado à melhoria de processos. E no canal de Sustentabilidade, os tópicos percorrem conceitos como ética, governança e responsabilidade corporativa, além de aspectos sociais e ambientais, para que o profissional desenvolva a capacidade de gerar resultados com atitudes responsáveis.

 

Para chegar a esse resultado, a Cielo fez uma pesquisa ampla, que contemplou benchmarks nacionais e internacionais e consulta a interlocutores de dentro e de fora da organização que acompanham o dia a dia, especialmente, dos clientes – incluindo a equipe comercial que se mantém em campo, em visita aos lojistas, e o time interno dedicado aos demais canais de atendimento.

 

A visão de médio e longo prazo que acompanha o lançamento da nova Universidade Cielo não poderia ser melhor. "Apostamos no potencial de transformação de projetos baseados na educação. Para nós, ela é propulsora da sociedade em direção ao desenvolvimento", complementa o VP de Desenvolvimento Organizacional da Cielo.